Anúncios

Rio de Janeiro terá ainda muita chuva nos próximos dias com risco de precipitação por vezes forte a intensa com elevados acumulados em curto período e possibilidade mesmo de transtornos para a população, adverte a MetSul Meteorologia.

Chuva no Rio de Janeiro

FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O Instituto Nacional de Meteorologia chegou a emitir um alerta vermelho por chuva em altos volumes que compreende o Sul fluminense, incluindo a região de Costa Verde e a área de Angra dos Reis.

Na cidade do Rio de Janeiro, o maior volume em 24 horas até o começo da noite deste sábado (7) foi medido na estação automática do órgão federal na Vila Militar, onde se precipitaram 77,6 mm.

A chuva acumulada em 24 horas até o começo da noite deste sábado foi expressiva em diferentes pontos da cidade do Rio de Janeiro, com volumes elevados principalmente nas zonas Norte e Oeste, segundo dados das estações pluviométricas municipais.

O maior acumulado em 24 horas foi registrado em Anchieta, na Zona Norte, onde a estação marcou 50,4 milímetros. Também na Zona Norte, a estação Grajaú/Jacarepaguá acumulou 35,6 mm, enquanto Bangu somou 35,0 mm, já na Zona Oeste.

Na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, os volumes também foram altos nas últimas horas: Jacarepaguá/Tanque registrou 40,6 mm em 24 horas, um dos maiores totais da cidade, e Barra/Barrinha acumulou 36,8 mm no mesmo intervalo.

Outros bairros da Zona Oeste monitorados pelo Alerta Rio tiveram acumulados altos. Guaratiba e Ilha do Governador registraram 30,2 mm cada, enquanto Santa Cruz teve 29,4 mm. Na Zona Sul, a chuva foi mais irregular. A Urca acumulou 33,6 mm em 24 horas, um dos maiores registros da região.

Devido à chuva forte localizada deste sábado, pontos da cidade do Rio de Janeiro tiveram bolsões de alagamentos. Uma das áreas mais afetadas por acúmulo de água nas ruas foi Anchieta, onde a chuva passou de 50 mm.

A previsão da MetSul Meteorologia indica um cenário persistente de instabilidade não apenas para a cidade do Rio de Janeiro, mas também para a Baixada Fluminense e o interior do estado.

A tendência é a chuva continuar neste domingo e na primeira metade da semana com novos episódios localizados de chuva por vezes forte a intensa, capazes de despejar altos a muito altos volumes em poucas horas.

Os totais de chuva deste fim de semana e da segunda-feira vão passar de 100 mm em diferentes pontos do Rio de Janeiro, do Sul ao Norte do estado, com possibilidade de forma localizada de acumulados mesmo perto e até acima de 200 mm em tão-somente 72 horas.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que o Rio de Janeiro poderia ingressar em um período de tempo mais seco com presença do sol e calor somente no final da semana com vários dias pela frente de chuva antes da uma melhora expressiva.

Anúncios