Anúncios

Rio de Janeiro enfrentou neste domingo (11) o quarto dia seguido de calor excessivo com temperaturas máximas que chegaram a 40ºC. A MetSul Meteorologia alerta que o calor não apenas continua como deve prosseguir ainda por muitos dias.

Calor intenso seguirá castigado o Rio de Janeiro | TERCIO TEIXEIRA/AFP/METSUL

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade do Rio de Janeiro anotaram neste domingo (11) máximas de 39,7ºC na Vila Militar; 39,5ºC em Marambaia; e 37,4ºC em Jacarepaguá. Na região metropolitana, máximas de 38,9ºC em Niterói; 38,7ºC em Seropédica; e 38,2ºC em Duque de Caxias.

A temperatura máxima deste domingo na cidade do Rio de Janeiro, medida pelo Alerta Rio da Prefeitura do Rio, foi de 40,0ºC na estação meteorológica de Santa Cruz.

Nos dias anteriores, os termômetros marcaram na rede do Alerta Rio máximas de 38,9ºC ontem (10); 37,7ºC na sexta-feira (9); e 38,2ºC na quinta-feira (8). São, assim, quatro dias de calor muito intenso na capital fluminense.

A cidade do Rio de Janeiro acionou ontem o terceiro nível do Protocolo de Calor da prefeitura (NC-3) às 11h30. Tal estágio é identificado quando as temperaturas variam entre 36°C e 40°C, com previsão de persistência ou aumento por, pelo menos, três dias seguidos.

A MetSul Meteorologia adverte que escaldante sequência de dias de calor excessivo vai continuar no Rio de Janeiro. Serão muitos dias quentes ainda pela frente e o alívio vai tardar a chegar.

Nesta segunda (12), a previsão da MetSul Meteorologia indica máximas ao redor de 40ºC. Na terça (13), marcas de 38ºC a 39ºC. Na quarta (14), os termômetros podem indicar 35ºC a 37ºC. Tanto na quinta (15) como na sexta (16), os dados de hoje indicam máximas ao redor de 35ºC a 36ºC.

Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que apenas haveria uma quebra na sequências de dias de forte a intenso calor na cidade do Rio de Janeiro na próxima semana com um quadro de instabilidade que proporcionaria várias dias com chuva de 18 de janeiro em diante.

Anúncios