O Rio Caí está em cheia e na iminência de alcançar a cota de inundação em São Sebastião do Caí, depois das fortes chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul durante o fim de semana e o começo desta segunda-feira.
Rio Caí está em cheia e pode atingir cota de inundação | CAMILA CUNHA/CORREIO DO POVO/ARQUIVO
Medição da régua eletrônica do Serviço Geológico Brasileiro em São Sebastião do Caí registrava no final da manhã desta segunda-feira o Rio Caí com 9,40 metros e com tendência ainda de alta.
O valor está muito perto da cota de inundação de 10,00 metros em São Sebastião do Caí e que pode ser alcançada nas próximas horas com a vazão que desce da Serra da chuva de ontem e das últimas horas.
O Caí é um dos rios de resposta mais rápida do Rio Grande do Sul, apresentando cheia logo depois dos episódios de chuva volumosa na parte alta da bacia e nas nascentes, na Serra e nos Campos de Cima da Serra.
Os volumes de chuva do fim de semana e do começo desta segunda passaram de 100 mm em pontos da parte alta da bacia do Rio Caí, na região serrana, o que levou à rápida subida das últimas horas.
A MetSul Meteorologia, entretanto, tranquiliza que, embora o rio ainda subida, não se deve esperar uma grande cheia porque os volumes não foram extremos na Serra. Tivesse chovido 200 mm ou mais e a inundação seria grande no vale, afetando cidades como São Sebastião do Caí e Montenegro.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.