Anúncios

A MetSul alerta que um rio atmosférico vai favorecer chuva que deve ser localmente forte a intensa com temporais isolados nos estados do Sul do Brasil entre esta quinta e o fim de semana. O impacto maior do corredor de umidade será sentido no Rio Grande do Sul, embora chuva e temporais isolados afetem os três estados do Sul.

Mapa de rio atmosférico

METSUL

A origem do fenômeno está na floresta amazônica, que atua como uma imensa fábrica de vapor d’água. A evapotranspiração das árvores e a umidade do solo liberam grandes volumes de água para a atmosfera diariamente. Além disso, há contribuição da umidade transportada do Oceano Atlântico para a região equatorial por ventos fortes em altitude.

Essa combinação amplia ainda mais o conteúdo de vapor disponível para ser deslocado para outras áreas do continente. O vapor não permanece restrito à região Norte. Correntes de vento em médios e altos níveis da atmosfera conduzem essa umidade pelo interior do continente junto com ar quente até o Sul do Brasil.

Esses fluxos organizados formam os chamados canais de umidade, popularmente conhecidos como rios atmosféricos. São verdadeiras faixas alongadas de ar muito úmido que funcionam como corredores invisíveis transportando enormes volumes de vapor d’água. Os rios atmosféricos são fenômenos reconhecidos em várias partes do mundo e podem ter milhares de quilômetros de extensão.

Com a temperatura alta, o aporte de umidade favorece a convecção, processo essencial para transformar o vapor transportado em nuvens carregadas e chuva que pode ser localmente forte e temporais isolados, exatamente o que se prevê para o final desta semana e ainda durante o Carnaval.

No Rio Grande do Sul, o período de Carnaval será marcado por atmosfera instável. Uma massa de ar quente e úmido cobre o território gaúcho, elevando a temperatura e aumentando a disponibilidade de energia para a formação de temporais.

Entre sexta-feira e sábado, a passagem de uma frente fria junto à costa deve reforçar ainda mais a instabilidade. O contraste entre o ar quente continental e o ar mais frio associado ao sistema frontal favorece nuvens de grande desenvolvimento vertical.

O risco de chuva forte isolada e de temporais localizados será praticamente diário até o meio da próxima semana. Nem todos os municípios serão atingidos ao mesmo tempo, mas pontos específicos podem registrar acumulados expressivos em curto período.

Modelos meteorológicos analisados pela MetSul indicam altos índices de instabilidade atmosférica por conta do rio atmosférico. Esses parâmetros sugerem ambiente propício à formação de tempestades isoladas com chuva intensa, descargas elétricas frequentes e rajadas de vento. Em alguns casos, não se descarta a ocorrência ocasional de queda de granizo.

Embora a instabilidade possa ocorrer já no período da manhã em alguns dias em parte do estado, o intervalo entre a tarde e a noite concentra a maior probabilidade de eventos de instabilidade com chuva e temporais. Será quando a atmosfera atingirá seu pico de energia.

Em Santa Catarina e no Paraná, a influência do rio atmosférico também deve ser sentida. A chuva pode ocorrer em forma de pancadas, por vezes fortes, com risco de temporais isolados principalmente nas áreas mais aquecidas.

A distribuição irregular das precipitações é característica desse tipo de padrão. Enquanto um município pode registrar chuva volumosa em poucas horas, localidades vizinhas podem ter apenas precipitação fraca ou até ausência de chuva.

O padrão atmosférico muito instável reforça a necessidade de acompanhamento diário das atualizações publicada pela MetSul. Para quem pretende aproveitar o Carnaval ao ar livre no Rio Grande do Sul, a recomendação é planejar atividades considerando a possibilidade de chuva e temporais isolados, sobretudo no período da tarde e da noite, e deixar imediatamente a praia ao sinal de nuvens carregadas ou trovoadas.

Anúncios