Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que o rio atmosférico vai se intensificar sobre o Rio Grande do Sul neste sábado (27), agravando o risco de chuva localmente forte a intensa com altos volumes em curto intervalo, o que pode provocar transtornos.

Mapa do rio atmosférico

METSUL

O rio atmosférico atua sobre o Rio Grande do Sul desde domingo (21), trazendo chuva frequente e localmente forte a intensa com alagamentos e enxurradas diariamente em diversos municípios desde o domingo.

Do domingo (21) até o fim da tarde desta sexta-feira (26) choveu 331 mm em São Paulo das Missões, 311 mm em Giruá, 306 mm em Não-Me-Toque, 305 mm em Ijuí, 298 mm em Santo Cristo, 286 mm em Porto Xavier, 273 mm em Garruchos, 268 mm em Tio Hugo, 257 mm em Carazinho e 251 mm em Pontão.

Nesta sexta (26), a chuva do começo do dia ao fim da tarde somou 47 mm em Tenente Portela, 41 mm em Ijuí, 38 mm em Santo Ângelo, 33 mm em Panambi e Tio Hugo, 32 mm em Não-Me-Toque e 30 mm em São Paulo das Missões.

Este persistente rio atmosférico transporta ar tropical quente e carregado de muita umidade diretamente da região amazônica para o Rio Grande do Sul por conta de um bloqueio atmosférico associado a um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) sobre o Centro do Brasil.

Um rio atmosférico é uma extensa e estreita faixa de ar extremamente úmido que se desloca na atmosfera transportando enormes volumes de vapor d’água, muitas vezes equivalentes ao fluxo de grandes rios na superfície. Por isso são conhecidos também como rios voadores e costuma trazer chuva volumosa.

A MetSul adverte que neste sábado (27() o rio atmosférico atuará pelo sétimo dia seguido no Rio Grande do Sul e com tendência de intensificação sobre o estado, o que vai aumentar a instabilidade.

Chove neste sábado ao menos em parte do dia na maioria das cidades gaúchas com instabilidade maior em pontos do Oeste, Centro, Campanha, Sul e o Leste do estado, onde em diferentes locais a chuva poder isoladamente forte a intensa com risco de alagamentos, enxurradas e inundações repentinas. O Sul gaúcho é uma das áreas de maior risco de chuva volumosa.

Embora o quadro de instabilidade, aberturas de sol podem ocorrer ao longo do sábado em diferentes municípios, especialmente no Noroeste e no Norte do estado que devem ter chuva mais irregular e localizada. O calor persiste com abafamento e será maior em cidades com mais presença do sol.

Anúncios