A MetSul Meteorologia alerta quer um reforço de ar polar ingressa no Sul e no Sudeste do Brasil neste começo de semana, intensificando o frio nos três estados do Sul com tendência de geada generalizada e ainda a possibilidade de uma nova ocorrência de precipitação invernal (neve e/ou chuva congelada).
Uma massa de ar frio de trajetória continental ingressou no final da última semana com queda acentuada da temperatura e chegou a provocar neve e chuva congelante no Planalto Sul Catarinense entre as últimas horas da sexta-feira e o começo do sábado na área de São Joaquim.
O sábado se iniciou no Rio Grande do Sul com mínimas negativas de 1,7ºC abaixo de zero em Santana do Livramento e 1,2ºC abaixo de zero em Quaraí. Neste domingo, as mínimas novamente caíram abaixo de zero em várias cidades do Noroeste, Norte e o Sul gaúcho com -2,2ºC em Pinheiro Machado.
O domingo começou com -2,6ºC em São Joaquim, em Santa Catarina. No Paraná, Castro teve mínima hoje de -1,9ºC. No Mato Grosso do Sul, a temperatura desceu a 0,0ºC neste domingo em Maracaju. Em São Paulo, grande parte do interior anotou menos de 5ºC. Na cidade de São Paulo, 6,9ºC no Mirante de Santana e 4,3ºC em Parelheiros, no extremo Sul da capital.
Destaque para o frio em Minas Gerais. Nas áreas serranas do Sul do estado, as mínimas deste domingo foram de 7,3ºC abaixo de zero em Delfim Moreira e 2,9ºC abaixo de zero em Monte Verde. O frio se fez sentir no Triângulo Mineiro com 5ºC na estação oficial no campus Santa Mônica da UFU em Uberlândia.
O que vai ocorrer agora? Um ciclone extratropical no Atlântico Sul impulsiona uma nova frente fria com aumento de nebulosidade e que já trazia muitas nuvens na manhã deste domingo para o Sul do Rio Grande do Sul. Essa faixa de nuvens do sistema frontal avança agora para Norte, precedendo o reforço de ar polar.
Na sequência da faixa de nebulosidade, da tarde para a noite deste domingo e durante a segunda-feira, ingressa o reforço de ar polar com ar ainda mais gelado em altitude e que vai prolongar o frio no Sul e no Sudeste do Brasil.
Os mapas acima mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude) com base em dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para as próximas horas.
Como se observa nos mapas, uma massa de ar frio já cobre o Centro-Sul do Brasil com temperatura abaixo da média e um reforço de ar polar vai ingressar, trazendo nova queda da temperatura e prolongando o frio.
O reforço de ar polar ingressa com vento nesta segunda metade do domingo e durante a segunda-feira com rajadas de 40 km/h a 70 km/h em cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, baixando a sensação térmica e aumentando a sensação de frio.
Primeira metade da semana de madrugadas frias
O reforço de ar polar prolonga o frio e a primeira metade desta semana será marcada por noites frias a muito frias no Sul e no Sudeste do Brasil, onde a influência do segundo pulso de ar frio será maior. As mínimas vão seguir abaixo de zero em vários estados das duas regiões.
O amanhecer mais frio na Região Sul será o da terça-feira (mapa do modelo canadense) com mínimas perto de 0ºC e negativas em grande número de localidades. Nas áreas de maior altitude, os termômetros podem indicar mínimas tão baixas quanto -7ºC a -5ºC.
Em Porto Alegre, a terça pode amanhecer com 4ºC ou 5ºC no Jardim Botânico, mas no Sul da cidade pode fazer 1ºC ou 2ºC. Na Grande Porto Alegre, a terça amanhecerá com 0ºC a 2ºC. Na cidade de São Paulo, mínimas no Mirante em torno de 6ºC na terça e na quarta, mas em alguns bairros da cidade deve fazer 3ºC a 5ºC.
Pode nevar de novo?
Há uma chance pequena a média de precipitação invernal, seja chuva congelada ou neve fraca, entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira. Modelos numéricos de previsão do tempo estão indicando tal possibilidade, embora não seja expressiva.
A chance de precipitação invernal se concentra nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense. Se nevar, a probabilidade é mais alta em cotas acima de 1200 mm de São José dos Ausentes e do Planalto Sul Catarinense. Em cotas de 800 m a 1000 m na Serra Gaúcha não se afasta chuva congelada.
Geada generalizada
A nova incursão de ar polar e com a atmosfera mais seca vai trazer geada generalizada no Sul do Brasil e ainda manterá as condições para geada em vários pontos de São Paulo e no Sul de Minas Gerais.
Os mapas abaixo mostram a probabilidade de formação de geada ao amanhecer para esta segunda, a terça e a quarta-feira, de acordo com dados do modelo canadense, em que se observa como a terça será o principal dia de geada.
A geada será forte a muito forte na terça em grande número de cidades do Sul do país e deve ser observada até em pontos de Porto Alegre e mesmo no Litoral Norte, onde não costuma gear. Haverá ainda congelamento e formação de agulhas de gelo (needle ice) nos locais de maior altitude pelas mínimas muito baixas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.