Reforço de ar polar que chegou ao Rio Grande do Sul nas últimas horas intensifica o frio e vai trazer geada em muitas cidades gaúchas no começo desta terça-feira | MÁRCIO TEIXEIRA FIALHO

Um reforço de ar polar derrubou ainda mais a temperatura no Rio Grande do Sul nas últimas horas. Os gaúchos enfrentam baixas temperaturas desde a quinta-feira e que, com o ar seco, foram menores à noite no sábado. Nesta segunda, o ingresso de ar mais gelado de Sul trouxe nova queda de temperatura.

O ar mais frio que ingressa no Rio Grande do Sul é impulsionado por um grande ciclone que atua agora no Atlântico Sul, distante do estado, e que não oferece qualquer risco de vento forte por estar muito longe e se afastando do estado.

A profunda área de baixa pressão no Atlântico Sul, com pressão mínima central de 987 hPa, impulsiona ar mais frio da região perto da Antártida de Sul para Norte pela Argentina e o Uruguai até chegar ao Rio Grande do Sul.


Nesta segunda-feira, a temperatura na Argentina chegou na madrugada e ao amanhecer a 13ºC abaixo de zero em Maquinchao (Rio Negro), -11,7ºC em Paso de Indios (Chubut), -10,5ºC em Calafate (Santa Cruz) e a -10ºC em Gobernador Gregores (Santa Cruz). No Uruguai, mínima hoje de -0,8ºC em Tacuarembó.

No Rio Grande do Sul, as menores mínimas de hoje se deram no Sul gaúcho, exatamente por onde ingressava o ar mais gelado associado ao reforço de ar polar que ingressa no estado. Houve registro de temperaturas negativas no Sul, na Campanha e na fronteira com o Uruguai.

Veja o levantamento da MetSul Meteorologia das mínimas observadas nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul em estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, da Secretaria da Agricultura (Climagro) e automáticas particulares:


Pedras Altas: -2,4°C
Dom Pedrito: -0,7°C
Caçapava do Sul: 0,2°C
Herval: 0,2°C
Quaraí: 0,2°C
Pinheiro Machado: 0,4°C
São Sepé: 1,4°C
Vila Nova do Sul: 1,4°C
Acegua: 1,6°C
Júlio de Castilhos: 1,7°C
Soledade: 1,7°C
Santana do Livramento: 2,0°C
Bagé: 2,1°C
Piratini: 2,1°C
Santa Maria: 2,1°C
Canguçu: 2,2°C
Espumoso: 2,2°C
Jaguarão: 2,2°C
Cachoeira do Sul: 2,7°C
Campos Borges: 2,7°C
Encruzilhada do Sul: 2,7°C
Alegrete: 2,7°C
Viamão: 2,7°C
Nova Palma: 2,8°C
São Martinho da Serra: 2,8°C
São Gabriel: 2,9°C
São José dos Ausentes: 3,0°C
Tupanciretã: 3,0°C
Venâncio Aires: 3,0°C
Uruguaiana: 3,1°C
Mato Leitão: 3,2°C
Rio Pardo: 3,2°C
Ilópolis: 3,3°C
Lavras do Sul: 3,3°C
São Francisco de Paula: 3,3°C
Tapera: 3,3°C
Pantano Grande: 3,4°C
Pelotas: 3,4°C
Rosário do Sul: 3,4°C
Jaguari: 3,6°C
Sobradinho: 3,6°C
Gramado: 3,7°C
Restinga Seca: 3,8°C
Rolante: 3,8°C
Cruz Alta: 3,9°C
Farroupilha: 3,9°C
São Vicente do Sul: 3,9°C
Caxias do Sul: 4,0°C
Garibaldi: 4,0°C
Silveira Martins: 4,1°C
Canela: 4,2°C
Santa Cruz do Sul: 4,2°C
Ernestina: 4,3°C
Poço das Antas: 4,3°C
Teutônia: 4,3°C
Cambará do Sul: 4,4°C
Ibirubá: 4,4°C
Itaqui: 4,4°C
Maçambara: 4,4°C
Pejuçara: 4,4°C
Salto do Jacuí: 4,4°C
Santa Cruz do Sul: 4,4°C
Tio Hugo: 4,4°C
Cruzeiro do Sul: 4,5°C
Ijuí: 4,6°C
Rio Grande: 4,6°C
Novo Hamburgo: 4,7°C
Gravataí: 4,8°C
Igrejinha: 4,8°C
Não-Me-Toque: 4,8°C
Nova Santa Rita: 4,8°C
Estrela: 4,9°C
Jóia: 4,9°C

Em Porto Alegre, a temperatura variou bastante hoje cedo com frio mais intenso no Sul da cidade. Na zona Norte, no aeroporto, a temperatura mínima desta segunda-feira foi de 7,4ºC. Na zona Leste, no Jardim Botânico, fez 8,0ºC. Já no extremo Sul da cidade, a temperatura desceu a 5,9ºC no aeroclube de Belém Novo, mas a estação do Lami acusou 2,7ºC.

O frio aumenta nesta terça-feira à medida que ar ainda mais gelado vai estar sobre o Rio Grande do Sul com um centro de alta pressão de 1.030 hPa sobre a província de Buenos Aires. A temperatura cairá abaixo de zero em diversas cidades da fronteira com o Uruguai, do Sul e da Campanha.

Algumas cidades da Metade Sul podem ter as suas mínimas do ano até agora. Marcas tão baixas quanto -5ºC podem ser registradas em baixadas da Serra do Sudeste. Mínimas de -3ºC a -1ºC ocorrerão em diversos municípios da Campanha e da fronteira.


Em Porto Alegre, a temperatura ao amanhecer vai estar ao redor de 4ºC a 6ºC na maior parte dos bairros, mas no extremo Sul da cidade pode fazer até 1ºC ou 2ºC, logo deve gear em parte da capital. Na região metropolitana, vários municípios vão amanhecer com 1ºC a 3ºC e geada.

Na região mais fria do estado, nos Aparados, a atmosfera não vai estar tão resfriada como no Sul gaúcho, mas mesmo assim são esperadas mínimas negativas que podem ficar entre -2ºC e 0ºC, nas áreas de São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Nuvens devem impedir um maior resfriamento.