A quinta começou com temporal de chuva forte a intensa em Porto Alegre que chegou a acumular 40 mm (37% da média do mês todo) em apenas uma hora no Centro. Houve alagamentos. Resultado de uma linha de temporais que tinha se formado ainda na tarde de quarta no Oeste e avançou pelo Estado. No fim da tarde, outra vez chuva na Capital, consequência da combinação de calor e umidade que gerou áreas de instabilidade. Chuva que chegou com algumas nuvens bastante carregadas (foto abaixo de Edevar Zorrer), mas não trouxe volumes altos como no início do dia. O volume no Centro foi de só 5,4 mm.


Já no Vale do Sinos, após uma tarde com 31ºC, as nuvens de tormenta impressionaram ao entardecer pela escuridão do céu (imagem abaixo de Andrei Kauer em Estância Velha), mas também no vale não se registrou tempo muito severo. A precipitação na região foi 16 mm em Campo Bom, 18 mm em São Leopoldo, 19 mm em Sapucaia do Sul e 23 mm em Parobé.


Pancadas de chuva fortes e temporais isolados atingiram ainda vários pontos do interior na quinta-feira, mas na maioria dos locais os volumes não foram expressivos. Teutônia registrou à tarde rajadas de vento acima de 70 km/h. Assim como na Capital e na região metropolitana, nuvens escuras e carregadas cobriram várias cidades do interior gaúcho durante a tarde.  

[galeria:50]

Frente fria induz instabilidade hoje no Estado. O dia no Rio Grande do Sul terá sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade ao longo desta jornada. O avanço de ar mais frio de Sul estimulará a formação de nuvens com chance de chuva em diversos pontos do Estado, sobretudo da tarde para a noite. A MetSul mantém o alerta de risco de chuva localmente forte. Ar mais frio começa a ingressar já hoje em pontos do Sul e do Leste, chegando com vento que se intensificará e pode ser moderado com ocasionais rajadas, especialmente na segunda metade do dia e nas regiões Sul e Leste do Estado. O sol predominará no Rio Grande do Sul no sábado com temperatura bem agradável e amena (marcas outonais) ao amanhecer.