Anúncios

As imagens de satélite do estado de São Paulo desde ontem impressionam pela enorme quantidade de fumaça sobre o estado, originadas em múltiplos focos de queimadas e alguns de grande dimensão no interior paulista. A qualidade do ar se deteriora com a fumaça.

Áreas na cor preta sobre São Paulo são de fumaça de queimadas que ocorrem em grande número no território paulista nesta sexta | CPTEC/INPE

Ontem, a equipe da MetSul, em voo do Aeroporto de Congonhas para a base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, pôde ver uma camada de fumaça cobrindo o Sul do estado de São Paulo. Em alguns pontos, a camada era marrom, indicando que a origem da fumaça estava próxima.

A quantidade de queimadas explodiu no estado de São Paulo com o tempo muito seco e quente. Para se ter ideia, de acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, houve 24 focos de calor no estado na segunda, 106 na terça, 82 na quarta e 430 ontem.

O número de 430 focos de calor em único dia é absurdamente alto para São Paulo se considerada a média histórica de focos do mês inteiro de agosto de 914. Ou seja, apenas um dia teve quase a metade da média de focos de calor de agosto inteiro no território paulista.

São múltiplas colunas de fumaça aparecendo nas imagens de satélite sobre o estado de São Paulo, indicando uma grande quantidade de focos de queimadas e alguns incêndios em vegetação de maior proporção.

Por isso, muitas cidades paulistas, especialmente do Centro para o Norte do estado, estão com grande presença de fumaça na atmosfera nesta sexta-feira, o que afeta a qualidade do ar sob tempo muito seco e quente.

Várias estações de qualidade do ar da Cetesb registram qualidade do ar ruim na tarde desta sexta-feira. Conforme os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a qualidade do ar era ruim em pontos da Grande São Paulo e ainda nas áreas de Rio Claro, Piracicaba, Bauru, Jaú, Araraquara, Ribeirão Preto, Catanduva e Araçatuba.

A MetSul alerta que o vento forte a muito forte quente e seco antes da chegada de uma frente fria cria uma situação particularmente perigosa de fogo nas próximas horas no interior de São Paulo com surgimento de novos incêndios e rápido alastramento dos já existentes. 

Uma frente fria vai avançar neste fim de semana com chuva no estado de São Paulo, assim que deve apagar o fogo na maioria das áreas e dispersar os poluentes com uma melhora significativa da qualidade do ar acompanhada de queda de temperatura e mudança do vento para Sul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.