Anúncios

Numa sequência de dias com tempo severo, esta segunda-feira é o quarto dia seguido com vendavais em que as rajadas superam os 100 km/h em estados do Sul do Brasil, de acordo com um levantamento da MetSul Meteorologia com base em dados de estações meteorológicas.

Vendavais causaram estragos em dezenas de cidades | DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

As tempestades severas tiveram início ainda na noite da sexta-feira no Sul do Rio Grande do Sul e perto da fronteira com o Uruguai por conta de áreas de instabilidade fortes que se formaram pelo ar quente que elevou a temperatura a 35ºC à tarde. As áreas de Herval, Jaguarão e Arroio Grande tiveram rajadas de até 101 km/h.

No sábado, a instabilidade foi mais forte no final do dia, quando poderosas áreas de instabilidade avançaram da província argentina de Misiones para o Oeste do estado de Santa Catarina, provocando um tornado com destruição no município catarinense de Barra Bonita.

Ontem, novamente, vendavais com rajadas acima de 100 km/h atingiram o Sul do Brasil com uma linha de instabilidade pré-frontal. As rajadas foram mais fortes na Metade Norte gaúcha, no Oeste catarinense e no Paraná.

As rajadas do domingo atingiram no Rio Grande do Sul 98 km/h em Soledade, 93 km/h em Candelária, 86 km/h em Quarai, 78 km/h em Lagoa Vermelha e 76 km/h em Cambará do Sul. Já em Santa Catarina, 107 km/h em Urupema, 106 km/h em Água Doce, 90 km/h em Dionísio Cerqueira e 88 km/h em Chapecó. No Paraná, 87 km/h em Candói, 86 km/h em Francisco Beltrão, 82 km/h em Curitiba, 81 km/h em Ubiratã e 80 km/h em Clevelândia e Dois Vizinhos.

No final do domingo e entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira, novamente se formaram nuvens muito carregadas pelo avanço da frente fria com tempestades severas que trouxeram vento acima de 100 km/h, especialmente no Paraná.

As rajadas do fim do domingo e do começo desta segunda alcançaram 121 km/h em Ubiratã  (PR), 102 km/h em Altônia (PR), 101 km/h em Marechal Cândido Rondon (PR), 91 km/h em Dionísio Cerqueira (SC), 84 km/h em Clevelândia (PR) e  Ponta Grosa (PR), 79 km/h em Xanxerê (SC), 78 km/h em Chapecó (SC), 77 km/h  em Guaíra (PR), 75 km/h em Campos Novos (SC), 74 km/h em Curitiba (PR), Cascavel (PR) e Umuarama  (PR), 72 km/h em Nova Tebas (PR) e 71 km/h em Campo Mourão (PR).

A MetSul Meteorologia havia alertado reiteradamente que o período do fim de semana e esta segunda-feira seria de muito alto risco de vendavais, o que se confirmou com rajadas fortes a muito intensa e, inclusive, um tornado, o que provocou estragos em dezenas de cidades dos três estados do Sul.

O risco maior de vendavais agora se concentra no Centro-Oeste, em particular no Mato Grosso do Sul que já teve vendavais mais cedo, e no Sudeste do Brasil. São Paulo, em especial, terá vendavais. Isso porque a frente fria começa a ingressar na porção central do território brasileiro e encontra ar muito quente em sua dianteira.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.