O Rio de Janeiro enfrenta uma longa sequência de dias com registro de chuva, o que faz com que muitos cariocas e moradores de outros pontos do estado se perguntem onde foi parar o verão, mas para quem anseia pelo retorno dos dias de sol e calor os dados analisados pela MetSul apontam dias melhores.

Rio de Janeiro enfrenta vários dias seguidos de chuva | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
No momento, o estado do Rio de Janeiro segue sob influência ainda da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, um corredor de umidade vindo da Amazônia que traz vários dias seguidos de instabilidade para a cidade do Rio de Janeiro e o interior do estado.
Na cidade do Rio de Janeiro, conforme dados da prefeitura até o meio da tarde desta segunda-feira (9), a chuva no mês de fevereiro já somava 238 mm em Anchieta, 234 mm na Tijuca (Muda), 219 mm no Alto da Boa Vista, 215 mm no Grajaú, 212 mm no Jardim Botânico e 211 mm na Tijuca.
Na área metropolitana, diversos pontos da Baixada Fluminense registram acumulados no mês de 200 mm a 300 mm. Em Duque de Caxias, somente nos últimos sete dias a chuva somou 227 mm na estação meteorológica oficial.
No curto prazo, a instabilidade prossegue no Rio de Janeiro com chuva e que pode ser localmente forte a intensa em curtos intervalos. Esta terça-feira, por exemplo, será mais um dia de muitas nuvens e períodos de chuva na capital e no interior.
Na segunda metade da semana, no entanto, o padrão deve mudar com a desorganização da ZCAS e o ingresso de ar mais quente, o que vai favorecer a presença do sol e elevação acentuada da temperatura. Quarta e quinta ainda podem ter chuva isolada e passageira, mas o sol já aparece e faz calor com máximas de até 35ºC.
Os dados analisados pela MetSul indicam que o período de Carnaval entre sexta e quarta da semana que vem deve ser marcado pelo predomínio do tempo firme com dias de sol. Qualquer instabilidade será isolada, esporádica e passageira.
Os dias de sol, sob massa de ar quente, vão proporcionar um Carnaval de temperaturas altas na cidade do Rio de Janeiro. Em alguns dias, as temperaturas podem atingir marcas durante a tarde tão altas quanto 37ºC a 39ºC, o que vai exigir muita hidratação.
