Calçadas, pisos, azulejos, paredes e tudo mais está úmido ou molhado. As reclamações são frequentes nas redes sociais e é um dos assuntos mais comentados.
A umidade de Porto Alegre é a coisa mais deprimente do mundo.
— Thiago Suman (@thiago_suman) July 19, 2020
dica pra você que quer se mudar pra porto alegre: não venha pic.twitter.com/pmQQjlZvfw
— carla (@carlypgaiola) July 18, 2020
quem não tá absolutamente transtornado com a umidade do ar em Porto Alegre hoje é privilegiado demais
— isadora (@isaabs) July 18, 2020
A umidade ta tão pesada aqui em Porto Alegre que ta escorrendo água da parede.
— JMTrevisan #TORMENTA20 (@JMTrevisan) July 18, 2020
Porto Alegre nos seus dias nojentos de umidade pic.twitter.com/zCvAO7aJa7
— Moysés Pinto Neto (@moysespintonet0) July 18, 2020
Porto Alegre inteira reclamando que o chão e as paredes estão ensopados de umidade. Ainda bem que o problema não é só aqui em casa
— misa (@monchaotic) July 18, 2020
eu pensei hoje vai ser um otimo dia pra lavar roupa e limpar a casa pq fez 28 graus aqui em porto alegre ne?? realidade (a umidade nas paredes e corredores do predio sem passar nadinha pic.twitter.com/uzZ719gjDa
— Ochoa (@och044) July 18, 2020
suave demais a umidade aqui @metsul orra porto alegre pic.twitter.com/6iyRJ2o9Ao
— jordana (@jordanizzzle) July 18, 2020
Tudo molhado! Não é apenas em nossas casas ? que ficou tudo molhado ? nas últimas horas. Em um supermercado de Porto Alegre até nas caixas de leite à venda era possível ver água escorrendo. A @metsul explica a razão pra tanta umidade em ?? https://t.co/ZWivvgKa4h. pic.twitter.com/CvWbu5h3bq
— MetSul – Metroclima (@MetroclimaPOA) July 19, 2020
Junto com as reclamações, a dúvida: quando isso acaba? Não há uma resposta pronta. Não é como prever que hoje vai fazer calor. Calor vai fazer pra todo mundo, mas para uns a umidade vai diminuir mais cedo que para outros e gradualmente.
São múltiplos fatores que influenciam e isso varia em cada imóvel. Se você andar na rua verá que existem calçadas secas e outras molhadas na mesma rua. A posição solar, o quanto é mais ou menos arejado o ambiente e até a cobertura vegetal da área influenciam.
A diminuição será um processo gradual que se dará à medida que as superfícies aqueçam e comecem a secar e pela diminuição do diferencial térmico entre os ambientes interno (mais frios) dos externos (mais quentes).
Por que está tudo molhado dentro da minha casa? A resposta está sim na umidade, mas muito mais na temperatura. Há dias chuvosos e muito úmidos com frio que não produzem estes incômodos, mas jornadas de sol como deste fim de semana acabam tendo este efeito nos ambientes.
Porto Alegre no sábado chegou a ter umidade de 56% à tarde, bem abaixo dos quase 100% imaginados por muita gente. Ou seja, a resposta passa muito mais pela temperatura. A Capital teve 0°C no amanhecer de quarta, a tarde mais fria do ano com frio de 11°C e chuva na quinta, sol e nuvens com 20°C na sexta e ontem até 30°C em alguns bairros.
Tudo passa pelo que se denomina de condensação. Ocorre quando o ar mais quente e com umidade alcança uma superfície fria. O ar úmido se condensa em superfícies com temperatura menor como paredes, azulejos, espelhos, janelas e roupas. É como chegar na frente do espelho e expirar com a boca. Vai ficar embaçado, não?
É o que normalmente ocorre no inverno quando a temperatura sobe muito após dias muito frios. Os dias de temperatura baixa resfriam os ambientes internos e externos como paredes e pisos. Com a elevação da temperatura, o ar mais quente em contato com as superfícies resfriadas se condensa. E aí fica tudo molhado.