Matias Mederos

O fim de semana no Rio Grande do Sul, como previsto, teve chuva localizada e bastante irregular. Os volumes na esmagadora maioria das localidades que tiveram precipitação foram baixos e em alguns locais até inapreciáveis (menos de 0,1 mm). Algumas cidades anotaram mais de 20 mm, casos de Vacaria e Entre-Ijuís. Em outras, a chuva ficou entre 10 mm e 20 mm, como em Ijuí e Encantado. Em muitas outras, os acumulados ficaram abaixo de 10 mm. E teve muito lugar em que sequer choveu.

A chuva registrada no fim de semana, assim, em nada modificou o quadro de forte estiagem que assola o Estado e deixa mais de 200 municípios em situação de emergência. Vem mais chuva na semana e o dia a se ter maior atenção será a quinta-feira.

Até quarta-feira, o Rio Grande do Sul irá seguir com esse padrão de sol, nuvens e calor com chuva isolada e bastante irregular. Na quinta-feira será diferente. Isso porque uma frente fria cruzará pelo Estado, trazendo chuva generalizada e que afetará quase todos os todos os municípios.

 

E, de acordo com os modelos numéricos, os volumes de precipitação em algumas regiões podem ser altos com marcas de 50 mm ou mais em apenas 24h. A chuva será localmente forte, o que vai proporcionar acumulados mais elevados.

Agora, enfatize-se, esse não é um cenário que se espera para todo o Rio Grande do Sul, mas apenas algumas áreas. Na sexta-feira, a chuva ainda deve cair em algumas áreas à medida que a frente fria se afasta e começa a ingressar ar mais frio e seco a partir do Sul.  Logo, a estiagem não acaba. Será amenizada em algumas áreas.