A MetSul Meteorologia está alertando para um cenário de chuva localmente forte a intensa e temporais isolados entre o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil neste início de novembro, podendo provocar danos e transtornos em diferentes estados.

Vários estados devem ter temporais neste começo de novembro com uma área de baixa pressão | LUIZ GUARNIERI/BRAZIL PHOTO PRESS/AFP/METUL
A instabilidade será causada por uma área de baixa pressão atmosférica que se desloca do Paraguai para o Paraná e depois para o litoral de São Paulo, passando a atuar depois sobre o Oceano Atlântico.
Neste sábado, as tempestades mais fortes atingem o Paraguai e se espalham por Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Amanhã, a chuva mais intensa ocorre de madrugada e pela manhã no Mato Grosso do Sul e no Paraná, avançando depois sobre São Paulo.
À tarde e à noite deste domingo, o sistema leva chuva para São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na segunda, a instabilidade será mais localizada, com chuvas de convecção diurna sobre o Sudeste.
O Paraná será o estado mais afetado, com volumes de 50 mm a 100 mm, podendo superar 150 mm em alguns pontos. Parte de São Paulo e do Centro-Sul de Minas Gerais também pode registrar acumulados acima de 100 mm.
Temporais isolados podem ocorrer no interior de São Paulo da tarde para a noite deste sábado com maior risco em municípios do Centro para o Norte paulista, onde se projeta a atmosfera mais instável. O risco de tempo severo, entretanto, é maior durante o domingo. Isso porque o centro de baixa pressão vai estar exatamente sobre o litoral do estado de São Paulo, gerando intensa instabilidade.
Os maiores volumes de chuva devem se dar neste fim de semana no Leste paulista com acumulados isolados perto e acima de 100 mm. A cidade de São Paulo e a Grande São Paulo deve ter chuva neste sábado da tarde para a noite, mas o domingo é de maior risco com possibilidade de chuva forte que não se descarta possa trazer até alagamentos na capital paulista e região.
No Rio Grande do Sul, a chuva será irregular. O risco de temporais é muito menor e quaisquer ocorrências tendem a ser pontuais e muito localizadas, especialmente sobre a Metade Norte.
Já em Santa Catarina, áreas mais ao Norte do estado e próximas da divisa com o Paraná apresentam risco alto de chuva localmente forte a intensa com temporais localizados durante este domingo.
Há risco de alagamentos, inundações repentinas e temporais com raios, vento forte e granizo, especialmente entre Paraná, São Paulo e Minas Gerais, mas também de forma isolada no Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Goiás.
A baixa pressão vai estimular convecção entre as regiões do Centro-Sul do Brasil e vai levar à formação de nuvens carregadas, capazes de provocar chuva forte e temporais em alguns pontos.
A convecção é o nome dado ao processo natural em que o ar quente sobe e o ar frio desce na atmosfera. Quando o sol aquece o solo, o ar próximo à superfície também esquenta, fica mais leve e começa a subir. À medida que esse ar sobe, ele esfria e o vapor de água nele contido se condensa, formando nuvens.
Esse movimento vertical é o motor por trás de muitas chuvas típicas das tardes de verão, quando o calor é mais intenso e o ar sobe com força. Em dias de muito calor e umidade, a convecção pode ser tão intensa que as nuvens crescem bastante, chegando a grandes altitudes. Essas nuvens são as responsáveis por pancadas fortes de chuva, raios, ventania e até granizo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
