O furacão Isaías deixou pelo menos quatro mortos, provocou danos em residências e derrubou árvores e estruturas após atingir a costa do Golfo do México, nos Estados Unidos, com ventos intensos e chuva volumosa. O sistema perdeu força neste sábado, ao avançar sobre o Alabama, e foi reclassificado como ciclone pós-tropical pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Foto de danos do furacão Isaias

Telhado de um complexo de apartamentos foi arrancado pela força dos ventos do furacão Isaías em Milton, na Flórida | JOE RAEDLE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL

Isaías atingiu a região próxima à localidade turística de Destin, na Flórida, na noite de sexta-feira, como um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5. Naquele momento, os ventos máximos sustentados chegavam a 165 km/h.

Na Flórida, duas pessoas morreram no condado de Escambia. Uma mulher foi atingida após uma árvore cair sobre sua residência, enquanto um homem morreu em sua garagem enquanto utilizava um gerador de energia. No Alabama, a governadora Kay Ivey confirmou outras duas mortes.

Leia tambémFrente fria coloca o Chile em alerta após desastre em Santiago

Os impactos também atingiram a infraestrutura elétrica. Mais de 500 mil consumidores permaneciam sem fornecimento de energia durante a tarde de sábado, principalmente na Flórida e no Alabama. Na região afetada, foram registrados caminhões tombados, postos de combustíveis danificados, árvores derrubadas e telhados arrancados pela força do vento.

Apesar do enfraquecimento, o sistema ainda representava risco. O NHC alertou para a possibilidade de chuvas intensas na região noroeste da Flórida, no sul do Alabama e na Geórgia. A previsão indicava acumulados entre 100 mm e 200 mm em algumas áreas, com possibilidade de elevação adicional do nível da água e novos alagamentos.

Em Mary Esther, nas proximidades da área atingida, moradores começaram a remover os destroços e avaliar os prejuízos. Autoridades estaduais haviam declarado situação de emergência e determinado evacuações preventivas em áreas vulneráveis.

A passagem do ciclone também afetou o setor energético. Cerca de dois terços da produção de petróleo e mais da metade da produção de gás natural na região do Golfo do México estavam suspensos na sexta-feira, segundo uma agência americana.

Leia tambémDesastre em Santiago do Chile tem as marcas do El Niño

Isaías foi o primeiro furacão da temporada atlântica e o primeiro a atingir o território continental dos Estados Unidos desde Milton, em 2024.

A temporada de furacões no Atlântico começa oficialmente em junho e se estende até novembro. Neste ano, a atividade ciclônica foi descrita como excepcionalmente tranquila, em um contexto de El Niño.

O fenômeno altera a circulação atmosférica e tende a aumentar o cisalhamento vertical do vento sobre o Atlântico tropical, dificultando a formação e a intensificação de ciclones tropicais. No Pacífico, por outro lado, o El Nño traz mais tempestades tropicais e furacões que a média.