Anúncios

O Rio Grande do Sul ingressa em um período de instabilidade em que temporais gerados pelo calor intenso serão frequentes. Conforme alerta da MetSul Meteorologia, condições serão favoráveis à ocorrência de tempestades, algumas localmente fortes a severas, até o começo da semana.

Vendaval à tarde derrubou postes em Dom Pedrito | REDES SOCIAIS

A atmosfera instável e muito quente cria condições propícias para chuva localmente forte a intensa, rajadas de vento e queda de granizo de variado tamanho. Com a temperatura muito alta, alguns temporais isolados podem ser muito fortes com o maior risco sendo vendavais.

A condição responsável pela instabilidade será convecção profunda associada à massa de ar muito quente que provoca a onda de calor. A convecção ocorre quando o ar quente e úmido próximo à superfície se eleva devido à menor densidade do ar.

À medida que a massa de ar ascende, encontra camadas mais frias da atmosfera, levando ao resfriamento e consequente condensação do vapor d’água, formando nuvens carregadas.

Foi o que já ocorreu no primeiro da sequência de vários dias com tempestades associadas ao calor no estado com vendavais ontem em pontos do Rio Grande do Sul.

Na Campanha, vendaval causou estragos em Dom Pedrito, como quedas de postes que deixaram parte da cidade sem energia elétrica. A estação meteorológica de Dom Pedrito registrou rajadas de 94 km/h.

Temporal isolado com chuva e vento forte atingiu também durante a terça-feira o Vale do Taquari. Em Imigrante, árvore derrubada pelo vendaval caiu sobre carro sem deixar feridos. Em Teutônia, a velocidade do vento chegou a 87 km/h. Houve temporais ainda no Vale do Caí.

Temporal com vendaval atingiu Imigrante | REDES SOCIAIS

No fim da tarde, uma tempestade localizada atingiu com chuva forte, vendaval e granizo parte da área metropolitana, especialmente as zonas Norte e Leste de Porto Alegre, Canoas, Esteio e partes de Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha.

Houve alagamentos, quedas de árvores em alguns pontos e cortes de energia. Rajadas de vento chegaram a 70 km/h com visibilidade reduzida a 2500 metros por chuva forte com trovoadas no Aeroporto Salgado Filho. Já a base aérea de Canoas registrou vento de 83 km/h

Os temporais que vão se repetir diariamente até o fim de semana de forma localizada no estado podem ser acompanhados de chuva volumosa em curto período, o que eleva o risco de alagamentos pontuais.

A maior preocupação com estas tempestades associadas a calor intenso, entretanto, é o alto potencial para a ocorrência de rajadas de vento fortes, capazes de provocar danos em estruturas, queda de árvores e falta de luz. Quanto mais alta a temperatura, maior é o risco de vendavais em ondas de calor.

A MetSul Meteorologia destaca que o padrão atmosférico seguirá instável na região ao longo dos próximos dias com tendência de intensificação da instabilidade com ingresso de mais umidade no território gaúcho por um corredor de ar úmido vindo da Amazônia que vai alcançar o Rio Grande do Sul, o Centro e o Nordeste da Argentina e o Uruguai.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quarta, porém com momentos de maior nebulosidade. Como a massa de ar quente segue, o sol da manhã e do começo da tarde eleva fortemente a temperatura após amanhecer com mínimas elevadas. É o que trará mais um dia de intenso calor, embora com máximas que serão menores do que ontem na maioria das cidades, exceção do Litoral Norte.

Com mais umidade e o calor, áreas de instabilidade se formam durante o dia em vários pontos do território gapucho, sobretudo à tarde, trazendo chuva que será localmente forte e novamente temporais isolados com raios, granizo e vendavais.

A MetSul enfatiza o caráter isolado dessas tempestades, o que significa que algumas localidades podem ser atingidas por eventos severos com danos enquanto áreas próximas podem não ter impacto algum.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.