Anúncios

Uma massa de ar seco e frio ingressou no Rio Grande do Sul neste sábado. Associada a um centro de alta pressão de 1.028 hPa, a incursão de ar frio e seco será responsável por uma sequência de noites de temperatura baixa no estado e demais áreas do Sul do Brasil.

METSUL

Esta primeira massa de ar frio de maio não é de forte intensidade, como não foi nenhuma até agora neste ano. Trata-se de incursão de ar frio, ademais, com trajetória marítima. As massas de ar frio mais fortes possuem trajetória continental, pelo interior da América do Sul.

Na primeira metade da semana, o centro de alta pressão estará sobre o Atlântico a Leste do Uruguai e do Sul do Brasil, o que vai deixar a atmosfera seca e com escassa ou pouca cobertura de nebulosidad que favorecerá o resfriamento noturno e as mínimas baixas.

As madrugadas mais frias serão registradas entre este domingo e a terça-feira. A partir de quarta se espera que as mínimas sejam mais altas, embora ainda faça frio à noite em muitas cidades, sobretudo nas regiões serranas.

Nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, a região de maior altitude do estado, as mínimas devem cair a valores entre 1ºC e 3ºC na primeira metade da semana com geada. Marcas ao redor de 0ºC e um pouco negativas devem ser esperadas no Planalto Sul Catarinense, onde deve gear.

Grande parte das cidades gaúchas e muitas no interior de Santa Catarina vão registrar nos próximos dias mínimas de um dígito, ou seja, inferiores a 10ºC, mas sem expectativa de frio intenso.

Em Porto Alegre, na maioria dos bairros, as mínimas entre este domingo e a terça vão ficar entre 12ºC e 14ºC. Em pontos mais ao Sul e o Leste da cidade, a temperatura pode descer a valores ao redor de 10ºC, assim como em várias cidades da região metropolitana.

Esta massa de ar frio vai ter efeito em áreas mais próximas da costa no Sudeste do Brasil. Na cidade de São Paulo, com a atmosfera mais seca e o tempo mais aberto, as noites mais frias serão as de quarta, quinta e sexta, com mínimas de 13ºC a 14ºC, em média. Bairros mais ao Sul da capital paulista devem ter marcas menores.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.