Agosto começou com temperaturas abaixo de zero em estados do Sul e do Sudeste, efeito do tempo aberto e do ar seco ainda decorrente da massa de ar frio que chegou ao país no começo da semana e já se afastou para o oceano.

Cidade de São Paulo (foto) teve temperatura de 6ºC em bairros do extremo Sul da capital | FOTORUA/NURPHOTO/AFP/METSUL
No Rio Grande do Sul, a temperatura mínima deste primeiro dia de agosto se seu em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde estação meteorológica particular indicou -1,8ºC.
Com a marca negativa de hoje, o Rio Grande do Sul já soma em 2025 um total de 43 dias com registro de temperatura abaixo de zero. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 em junho, 16 em julho e um agora em agosto.
Já em Santa Catarina, os termômetros indicaram hoje cedo -4,3ºC em Painel; -2,8ºC em Bom Jardim da Serra; e -0,2ºC em São Joaquim, todos municípios da região do Planalto Sul.
O Sul de Minas Gerais mais uma vez anotou as menores mínimas do Brasil neste primeiro dia de agosto com marcas ao amanhecer de -6,1ºC em Delfim Moreira; -1,0ºC em Monte Verde; e -0,8ºC no Sítio da Lage.
Ainda no Sudeste do Brasil, no estado de São Paulo, a temperatura caiu abaixo de zero em Campos do Jordão, onde estação particular na Vila Inglesa marcou -1,2ºC. A temperatura caiu abaixo de zero ainda no Parque Nacional de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.
Com ar seco, o Sul de Minas Gerais seguirá anotando temperaturas muito baixas neste fim de semana. No Sul do Brasil, entretanto, aumento de nebulosidade e chuva por uma frente fria devem interromper a sequência de dias com marcas negativas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.