Milhões de pessoas nos Estados Unidos vão enfrentar uma sequência de tempestades severas ao longo da semana, com riscos de granizo, ventos fortes e tornados. O evento de tempo severo, que se intensifica a partir desta segunda-feira, acompanhará um sistema de tempo severo que cruzará o país de Oeste para Leste.

CHRIS SPANNAGLE/NOAA
O episódio de tempo severo é considerado o primeiro significativo da primavera, que compreende o período de março a maio, quando tempestades severas e tornados se tornam mais comuns nos Estados Unidos.
Os meses de março a junho são historicamente os mais ativos para tornados, com centenas ocorrendo anualmente. Há sinais de que março poderá ter uma atividade acima da média, especialmente no Sul, enquanto abril pode começar intenso, mas com uma possível redução no número de tornados no final da primavera.
O episódio de tempestades severas será favorecido por uma massa de ar frio que se deslocará para os Estados Unidos. A incursão de ar gelado criará uma curvatura na corrente de jato, permitindo que ar frio do Canadá avance para o Sul. Ao mesmo tempo, ar quente e úmido do Golfo do México se deslocará para o Norte, gerando instabilidade atmosférica e favorecendo tempestades severas.
O encontro do ar frio e o quente facilitará a formação de tempestades com potencial para crescer rapidamente e gerar tornados devido à mudança da direção e velocidade do vento em diferentes altitudes.
Hoje, há uma ameaça crescente para o centro do estado de Oklahoma e o Norte do Texas, incluindo a região metropolitana de Dallas-Fort Worth. Tempestades podem se formar à noite, inicialmente com potencial para tornados isolados antes de se organizarem em uma linha de tempestades com risco maior de ventos destrutivos.
Amanhã, a maior ameaça cobre o Vale do Mississippi, incluindo partes do Arkansas, Louisiana e Mississippi. Cidades como Little Rock, Shreveport e Jackson estão na zona de risco elevado de tempo severo. A incerteza sobre a quantidade de energia disponível para as tempestades torna difícil prever a gravidade exata da ameaça de tornados.
Na quarta-feira, a linha de tempestades avança para a Costa Leste, afetando milhões de pessoas do Sudeste ao Meio-Atlântico, incluindo cidades como Baltimore, Washington e Savannah. A atividade das tempestades pode se intensificar novamente durante o dia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.