Anúncios

O Sul do Brasil terá novo episódio de chuva nesta primeira metade da semana com o risco de precipitações volumosas entre amanhã e quarta-feira em algumas localidades. Este novo evento de instabilidade ocorre na sequência de outros neste mês, o que fará com que novembro termine com chuva acima muito acima da média histórica em grande parte do Sul do país.


O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada no Sul do Brasil até o final da terça-feira, conforme dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) pela rodada da 0Z deste domingo. Este modelo pode ser consultado pelo assinante (assine aqui) a qualquer momento em nossa seção de mapas.

Como se observa, a tendência pelo mapa é de a chuva se concentrar na Metade Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná com os mais altos acumulados, não se descartando marcas de 100 mm a 150 mm em algumas localidades em intervalo de apenas três dias.


Chamamos atenção para dois pontos. Um, o modelo Icon, que junto com o europeu tem alto índice de acerto, projeta muito menos chuva na Metade Norte gaúcha e concentra os mais altos acumulados em Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná.

Dois, como a chuva desta semana vai se dar sob uma atmosfera aquecida, há risco de chover mais que o indicado por modelos em alguns pontos em razão de convecção que forma nuvens carregadas isoladas e que são capazes de despejar altos acumulados de precipitação localizados em curto período com alagamentos e inundações repentinas.

Neste domingo, a instabilidade atua mais no estado do Paraná. No restante da Região Sul, o sol aparece e ocorre apenas chuva muito isolada, mais da tarde para a noite. Já nesta segunda-feira, embora o sol apareça com calor em vários pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a instabilidade alcança grande parte do Paraná, a maioria das regiões catarinenses no decorrer do dia, e diversos pontos do Oeste, Noroeste e do Norte gaúcho.

Na terça, a chuva atinge grande parte da Região Sul e com volumes em 24 horas de mais de 50 mm em algumas cidades, especialmente na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina. Chove também em quase todo o estado do Paraná durante a terça.

Em Porto Alegre, o domingo é de sol e calor com máxima ao redor dos 30ºC. Amanhã, outro dia de sol e nuvens com calor de 32ºC e aumento da cobertura de nebulosidade. Não se afasta chuva no fim do dia. Na terça, muitas nuvens e chuva na capital gaúcha. A quarta será abafada com sol, nuvens e períodos de maior nebulosidade, não se descartando chuva passageira com até 30ºC.

Com base no que os modelos numéricos projetam de chuva, embora possam ocorrer volumes altos localizados, não se desenha um cenário favorável ao repique de cheias no Rio Grande do Sul. Alguns rios devem subir momentaneamente, mas não chegarão sequer perto dos níveis atingidos na última semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios