Anúncios

A primeira massa de ar frio do outono na América do Sul avança neste começo de semana pela Argentina e o Chile com queda acentuada da temperatura e até neve forte na Cordilheira dos Andes, o que obrigou o fechamento de passagens rodoviárias entre os dois países nas montanhas.

Mapa da massa de ar frio

Massa de ar frio avança pela Argentina neste começo de semana | METSUL

A passagem internacional Cristo Redentor em Mendoza permanece fechada desde a noite de sábado devido a um novo episódio de instabilidade na cordilheira. A medida foi adotada em conjunto por autoridades da Argentina e do Chile diante da neve nas montanhas, com risco à segurança viária.

O bloqueio começou ainda à noite no sábado nos acessos de Uspallata e Guardia Vieja. Já o fechamento total do túnel internacional entrou em vigor à meia-noite e segue por tempo indeterminado, dependendo da evolução das condições meteorológicas na região.

O maior impacto ocorre no lado argentino, onde eram esperadas acumulações de neve capazes de comprometer a circulação. Por isso, as autoridades recomendam evitar viagens rumo à cordilheira.

Na estação de esqui de Las Leñas, na província de Mendoza, a neve surpreendeu no domingo e caiu forte por várias horas nas montanhas acima de 3 mil metros de altitude, o que produziu acumulação.

Anúncios

Já a passagem Cardenal Samoré, na província de Neuquén, registrou neve ao longo do domingo, mas segue aberto para o trânsito de veículos com exigência de correntes para circulação segura.

Mínimas de hoje na Argentina

A madrugada desta segunda-feira (23) foi de frio intenso no Oeste e no Sul argentino pela influência da massa de ar frio. Os termômetros indicaram mínimas de -1,6ºC em Maquinchao; -0,6ºC em Calafate; 1,0ºC em Rio Grande; 1,8ºC em Paso de Indios; e 2,0ºC em Gobernadores Gregores e Trelew.

Massa de ar frio chega ao Brasil?

A influência desta massa de ar frio será limitadíssima no Brasil com efeitos modestos mais ao Sul do país. A sua influência deve reduzir as temperaturas máximas com marcas mais agradáveis no Rio Grande do Sul entre terça (24) e quarta (25), mas no final desta semana volta a esquentar e muito com forte calor. As madrugadas de amanhã e quarta podem ser de temperatura mais baixa no Sul gaúcho, mas sem previsão de muito frio.

Anúncios