Anúncios

Primeira imagem colorida do rover Perseverance na superfície de Marte | JPL/NASA

A agência espacial norte-americana NASA acaba de divulgar a primeira imagem colorida da superfície de Marte enviado pelo Rover Perseverance, menos de 24 horas após o pouso na superfície do planeta vermelho. Ontem, a NASA já havia divulgado imagens em preto e branco da câmera de segurança.

E se não bastasse, a NASA divulgou imagem da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que orbita Marte, do exato momento em que à Perseverance pousa de paraquedas no planeta.

A MISSÃO PERSEVERANCE

O rover Perseverance (“perseverança”, em inglês) pousou ontem no final da tarde  na superfície de Marte na tarde quase oito meses após o seu lançamento da Terra.

O robô foi construído a partir de um projeto do JPL que envolveu oito anos de pesquisa e um investimento de US$ 2,7 bilhões. A missão tem como objetivo estudar o passado do planeta e, assim, contribuir para futuras explorações tripuladas ao planeta, a maior ambição da NASA. 

SINAIS DE VIDA MARCIANA

O robô explorará a cratera de Jezero, local onde há 3,9 bilhões de anos existia um lago, além de procurar por microfósseis nas rochas e solos. Os cientistas esperam encontrar bioassinaturas embutidas em amostras de sedimentos antigos que o Perseverance foi projetado para extrair da rocha marciana para análises futuras na Terra. Serão os primeiros espécimes desse tipo coletados pela humanidade em outro planeta.


O local de desembarque na cratera não foi escolhido aleatoriamente. A escolha demandou cinco anos de pesquisa e mais de 60 possíveis locais como candidatos. Como o Jezero era um grande lago, formado por um rio que passava por ele, tem maior potencial de ter sinais de vida.

Anúncios