Anúncios

A neve caiu em grande quantidade nas últimas horas em setores do Noroeste da Argentina, pintando a paisagem da região de branco. É a primeira grande nevada deste ano na Cordilheira do Noroeste do país vizinho. A cidade de El Peñón, departamento de Antofagasta de la Sierra, na província de Catamarca, amanheceu nesta sexta coberta de branco pela neve que acumulou ainda mais nas montanhas próximas.

De acordo com o portal El Esquiú, a grande quantidade de neve traz problemas na região. Por conta da neve, o Grupo Especial de Resgate dos bombeiros da Policia de Catamarca foi forçado a fazer o controle de veículos na Ruta Provincial 43 que está intransitável pela neve em El Penõn.

É importante enfatizar que não existe nenhuma grande massa de ar frio de origem polar se deslocando neste momento pela Argentina e que se tratou de um episódio local de neve a partior da interação de ar mais frio presente na zona com a instabilidade de uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera (fenômeno também conhecido no jargão meteorológico como baixa fria). Assim, nada de neve no Sul do Brasil nos próximos dias.

Somente três estações oficiais do Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) registraram mínimas abaixo de zero nesta sexta-feira: Uspallata (província de Mendoza) com -3,0ºC, Malargue (Mendoza) com -0,5ºC e Chapelco (província de Neuquén) também com mínima de -0,5ºC. Na cidade de Buenos Aires, de acordo com o SMN, a mínima foi de 13,0ºC no observatório central de Villa Ortúzar.

Ar mais frio ingressa na região de Buenos Aires e no Centro da Argentina na segunda-feira e trará noites mais frias para a capital argentina no decorrer da semana que vem, mas é uma incursão de ar frio de fraca intensidade e que da mesma forma será responsável por provocar mínimas mais baixas na próxima semana no Rio Grande do Sul.