Anúncios

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

A madrugada desta quinta-feira teve a primeira ocorrência de geada de 2023 no Sul do Brasil com os campos cobertos de gelo nas baixadas do município catarinense de São Joaquim. Os três estados do Sul do país anotaram na madrugada mínimas de um dígito e muito baixas para esta época do ano.

As mínimas hoje em Santa Catarina, de acordo com as estações da Epagri-Ciram, foram de 2,3ºC em Urupema, 3,0ºC em Urubici, 5,0ºC em São Joaquim, 6,7ºC em Bom Jardim da Serra e 7,2ºC em Painel, todas cidades do Planalto Sul Catarinense. O Paraná teve mínima de um dígito hoje cedo com 9,6ºC em General Carneiro, no Planalto de Palmas.


MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

No Rio Grande do Sul, as menores mínimas se deram principalmente na Serra e nos Campos de Cima da Serra com 3,5ºC em São José dos Ausentes, 4,1ºC em Cambará do Sul, 8,5ºC em São Francisco de Paula, 8,6ºC em Canela, 8,7ºC em Bom Jesus, 8,8ºC em Soledade, 9,3ºC em Vacaria e 9,4ºC em Getúlio Vargas.

Mesmo sem marcas de um dígito (abaixo de 10ºC), outras cidades também registraram marcas muito baixas para janeiro na madrugada de hoje. Fez 10,0ºC em Monte Alegre dos Campos, 10,8ºC em Lagoa Vermelha, 11,0ºC em Chapada e São José do Ouro, 11,4ºC em Esmeralda, 11,5ºC em Ernestina, 11,6ºC em Espumoso e Muitos Capões, 11,7ºC em Garibaldi e em Três Coroas, e 11,9ºC em Ilópolis e Pontão.


Mesmo a Grande Porto Alegre teve temperatura baixa para janeiro com registros de 13,4ºC em Gravataí e 14,6ºC em Campo Bom. Na zona Sul de Porto Alegre, na estação do Aeroclube de Belém Novo, a mínima foi de 16,6ºC.

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

Por que geou ainda no começo do ano? Geada em janeiro não é nada frequente, mas não é raro. Dias com geada no verão, embora não sejam comuns, já foram registrados em outros anos quando o ar está seco e mais frio. Foi exatamente o que se deu na madrugada de hoje.

Uma massa de ar mais frio e seco chegou ao Sul do Brasil com um centro de alta pressão na região do Prata. Com a atmosfera bastante seca e o tempo muito aberto, o resfriamento noturno foi favorecido.

O resfriamento noturno sob ar seco, céu claro e vento calmo faz com que a temperatura caia mais em zonas rurais e o ar frio que é mais pesado escoe para lugares mais baixos. O efeito é uma queda maior de temperatura em baixadas, onde justamente se deu a geada.

Anúncios