O calendário mostra que segunda quinzena de outubro, mas o domingo começou com temperaturas de inverno no Sul do Brasil com centenas de cidades com marcas abaixo de 10ºC no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alguns municípios chegaram a ficar perto de 0ºC.
MARCOS COSTA
No Rio Grande do Sul, as mínimas deste domingo foram de 0,9ºC em Pinheiro Machado; 1,2ºC em Pedras Altas; 2,5ºC em Herval. 3,6ºC em Soledade; 3,8ºC em Espumoso; 3,9ºC em Hulha Negra; 4,1ºC em São José dos Ausentes; 4,4ºC em Monte Alegre dos Campos e Vacaria; 4,5ºC em Capão Bonito do Sul; 4,6ºC em Bom Jesus, André da Rocha e Getúlio Vargas; 4,7ºC em Ernestina; 4,8ºC em Muitos Capões; e 4,9ºC em Gramado Xavier.
Na região metropolitana de Porto Alegre, a temperatura desceu a 9,0ºC em Viamão; 9,4ºC em Gravataí; 9,5ºC em Eldorado do Sul; 9,9ºC em Cachoeirinha; 11,1ºC em Novo Hamburgo; 11,2ºC em Sapucaia do Sul; e 11,9ºC em São Leopoldo. Porto Alegre anotou 12,5ºC no Jardim Botânico.
O frio se fez sentir também em Santa Catarina, especialmente na região do Planalto Sul, com temperaturas mínimas neste domingo de 0,7ºC em Urupema; 1,7ºC em Urubici; 1,9ºC em Bom Jardim da Serra; e 2,3ºC em São Joaquim.
As baixas temperaturas são consequência de uma massa de ar frio que chegou ao Sul do Brasil durante o sábado na retaguarda de uma frente fria que avançou pela região. O ar frio é impulsionado por uma baixa pressão no oceano que provocou rajadas de vento de até 100 km/h durante o sábado em Santa Catarina.
A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica que as madrugadas devem seguir frias para esta época do ano até a metade da semana, na maioria das cidades até quarta-feira e em algumas até quinta-feira.
Nesta segunda-feira, outra vez grande parte das cidades gaúchas e catarinenses deve começar o dia com menos de 10ºC, o que ocorrerá também em localidades do Centro, Sul e o Leste do Paraná. Mínimas inferiores a 5ºC são previstas em localidades serranas e de maior altitude.
Já na terça, as mínimas se elevam um pouco na maioria das cidades, mas o frio seguirá forte para esta época em cidades de maior altitude da Metade Norte gaúcha e de Santa Catarina. Entre quarta e quinta, o enfraquecimento do ar frio se acentua e as mínimas se elevam, embora siga fazendo frio à noite nos pontos mais altos.
Os Campos de Cima da Serra podem anotar mínimas de 0ºC a 3ºC entre esta segunda e quarta, especialmente em baixadas, com as menores mínimas amanhã e terça. No Planalto Sul Catarinense, previsão de marcas ao redor de 0ºC e até um pouco negativas de forma muito isolada em fundos de vales e baixadas.
Os três estados do Sul do Brasil terão geada, que não será forte e tampouco generalizada, concentrando-se mais em baixadas das regiões de maior altitude dos três estados. Assim, não se projeta geada que traga grande impacto na agricultura com o fenômeno ocorrendo de forma pontual.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.