Setembro começa com duas incursões de ar frio no Centro-Sul do Brasil, de acordo a previsão da MetSul Meteorologia, e a segunda promete trazer ar muito gelado e ser uma das mais fortes deste ano.

Mapa da massa de ar frio

METSUL

A primeira massa de ar frio atua entre esta terça (1) e a quarta-feira (2), mas com intensidade muito fraca e provoca queda menor da temperatura. Já a segunda, prevista para o fim da semana, será muito mais forte e abrangente, com potencial para provocar madrugadas geladas, geada e temperaturas negativas em áreas do Sul no feriadão de 7 de setembro.

A primeira incursão de ar frio, muito fraca, avança pelo Sul e depois impacta também o tempo no Centro-Oeste e no Sudeste nesta terça. A queda das temperaturas será perceptível, mas não deve configurar um episódio de frio relevante.

Leia tambémSetembro começa com frente fria, ciclone na costa e chegada de ar frio

Mesmo sem grande intensidade, a primeira incursão já poderá produzir geada em pontos de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada desta quarta e no Sul de Minas Gerais na quinta.

Aquece bastante na quinta (3) c0m chance até de chuva no Rio Grande do Sul e o cenário muda significativamente a partir de sexta-feira (4). Uma massa de ar frio de maior dimensão e muito maior intensidade começa a avançar pelo Sul e tende a se fortalecer ao longo do próximo fim de semana com a chegada de ar de origem polar.

O ar frio deverá alcançar posteriormente áreas do Centro-Oeste e do Sudeste ao longo do fim de semana. A intensidade do frio, contudo, será maior no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Leia tambémFrente fria pode trazer chuva forte e temporais em São Paulo

Os modelos analisados pela MetSul apontam para vários dias de temperaturas baixas. Nas projeções atuais, as madrugadas entre os dias 5 e 7 aparecem como o período de maior destaque.

A combinação de ar frio intenso, céu mais aberto e condições favoráveis ao resfriamento noturno poderá resultar em geada em numerosas áreas. Nos municípios de maior altitude do Sul, há possibilidade de temperaturas abaixo de zero.

O pico do frio está projetado justamente para o fim de semana do feriadão do Dia da Independência, quando muitas pessoas estarão viajando ou realizando atividades ao ar livre, como o final da Expointer e as festividades do mês farroupilha no Rio Grande do Sul.