Anúncios

Fernando Oliveira

O fim de semana foi marcado pela ampla presença do sol no Rio Grande do Sul. Com o tempo muito aberto e a atmosfera seca, o resfriamento noturno foi favorecido. O sábado teve mínima de 2,4ºC em São José dos Ausentes e muitas cidades do interior entre 5ºC e 10ºC. Ontem, a mínima no território gaúcho foi novamente de 2,4ºC, mas em Soledade. Na Grande Porto Alegre, o domingo começou com 7,4ºC em Novo Hamburgo e 8,2ºC em Campo Bom. A tarde foi agradável na região metropolitana com máximas de 28ºC em Campo Bom, mas no Noroeste fez calor e a temperatura chegou a 33,4ºC em Santa Rosa.

A semana que começa terá o predomínio do tempo seco na maioria das regiões. O vento da tarde para a noite do quadrante Leste será uma constante. Na segunda metade da semana se espera instabilidade em pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul, entretanto os modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia não indicam que a chuva será volumosa.

Muitas áreas do Noroeste e do Norte do Estado enfrentam neste momento déficit hídrico e há grande preocupação pela escassez de chuva nesta parte do território gaúcho já tão cedo na primavera, especialmente considerando que o fenômeno La Niña atua e agrava o risco de ocorrência de estiagem no final da primavera e durante os meses de verão no Rio Grande do Sul.

 

Anúncios