A chuva retorna nos próximos dias para áreas do Brasil que não tiveram uma gota sequer de chuva nos últimos três a quatro meses, caso de parte da região Centro-Oeste. Depois de um longuíssimo períodos de tempo seco e temperatura em muitos dias perto ou acima dos 40ºC, a chuva deve começar a retornar gradualmente para a região do Pantanal. O bioma enfrenta devastadores incêndios que já atingiram mais de 15% da área com mortes e lesões em muitos animais, além de um prejuízo incalculável para o meio-ambiente.
Outro destaque é a chuva que deve atingir grande parte do Sudeste do Brasil, alcançando áreas que estão muito secas por meses, e com volumes até elevados em parte da região. Pode chover com acumulados de 50 mm a 75 mm em pontos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada do modelo alemão Icon para os próximos sete dias e que está disponível ao assinante na seção de mapas com atualizações quatro vezes ao dia. Observa-se a tendência, no caso do Sul do Brasil, de baixos volumes no período. A boa notícia é o retorno da chuva ao estado do Paraná, onde a estiagem é muito forte, mas, lamentavelmente, com baixos acumulados.