Anúncios

Maioria das regiões do Rio Grande do Sul deve ter chuva no domingo com o avanço de uma frente fria pelo Estado precedendo uma massa de ar frio | Alex Rocha/PMPA

A tendência de chuva para sete dias é de baixos volumes de precipitação na maior parte do Centro-Sul do Brasil. A expectativa é que o avanço de uma frente fria leve chuva para muitas áreas do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do país entre o fim de semana e o começo da próxima semana. Os volumes, entretanto, não devem ser altos na maioria das cidades com marcas mais altas pontuais.

O mapa, disponível na seção de modelos ao assinante da MetSul com quatro atualizações diárias, mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo do serviço meteorológico alemão Icon. No mapa, observa-se a tendência de chover no período em grande parte do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.


Volumes de chuva não devem ser altos na maioria dos pontos no deslocamento da frente fria

Exceção de poucas áreas destas regiões, como do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, além de setores costeiros do Sudeste, a perspectiva é que os maiores acumulados de chuva fiquem sobre o Paraguai e a Bolívia.

Chuva no Sul do Brasil

Áreas de instabilidade já trazem chuva hoje no fim do dia para pontos do Oeste do Rio Grande do Sul. No sábado, a chuva atinge pontos do Noroeste e do Norte do Estado no começo do dia, além de áreas do Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Uma frente fria vai instabilizar a atmosfera com chuva em pontos do Oeste e do Sul gaúcho no final da tarde e à noite no sábado. No domingo, a chuva atinge grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço do sistema frontal. Na próxima semana, entretanto, com uma massa de ar frio, o tempo seco predomina.

Em Santa Catarina e no Paraná, esta sexta-feira tem instabilidade costeira isolada. Por sua vez, o sábado pode ter precipitação em pontos do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina. No domingo, a chuva alcança grande parte de Santa Catarina e área do Centro-Sul do Paraná. O tempo seco predomina nos dois estados na próxima semana, contudo se espera instabilidade costeira pela influência do ar frio no oceano.


Centro-Oeste e Sudeste

O tempo seco predomina mais uma vez no Centro-Oeste nesta sexta, mas segue a chuva em pontos do Leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo em razão da circulação de umidade da tempestade subtropical Potira. No fim de semana, o avanço de uma frente fria traz precipitações para parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, especialmente áreas mais a Oeste dos dois estados.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Entre segunda e terça-feira, o avanço da frente fria leva instabilidade para todos os estados do Sudeste do Brasil, mas o sol aparece com nuvens na maioria das áreas à medida que esta frente chegará com baixa atividade e a chuva será muito irregular na distribuição.

Anúncios