Anúncios

O tempo seco e ensolarado predomina em grande parte do Sul do Brasil hoje e durante os próximos dias com instabilidade concentrada mais no Leste da região, particularmente em Santa Catarina e no Paraná. No Oeste dos três estados do Sul, a tendência é que o tempo seco e firme prossiga.

No começo da próxima semana, em especial na segunda-feira, é que se antecipa a possibilidade de chuva em mais locais do Sul do país. Grande parte dos volumes de chuva na parte meridional do Brasil mostrados no mapa se referem ao que o modelo projeta para o começo da semana que vem.

O mapa acima do modelo Icon do serviço meteorológico alemão, disponível ao assinante na seção de mapas com quatro atualizações diárias, mostra que os volumes de chuva nos próximos sete dias não devem ser altos na maior parte do Sul do Brasil, e em vários locais inclusive muito baixos ou escassos.

Com isso, as precipitações do começo da próxima semana não devem ser suficientemente benéficas para amenizar a situação de estiagem em muitos locais do Sul do Brasil que estão enfrentando problemas de déficit hídrico e um acentuado declínio das suas reservas de água e níveis de mananciais.

Por sua vez, no Sudeste do Brasil e no Mato Grosso do Sul se espera pouca ou nenhuma chuva na maior parte da região nos próximos dias, exceção de áreas do litoral e grande parte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além do Sul de Minas. No início da semana que vem, especialmente na segunda, é que se espera que a chuva retorne para a maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, e a maior parte dos volumes mostrados no mapa é do começo da próxima semana.

Anúncios