Massa de ar quente, que ontem ingressava pelo Oeste com 29ºC em São Borja e 30ºC em Porto Xavier, toma conta hoje do Rio Grande do Sul e traz um dia de temperatura alta para esta época do ano à tarde.
O sol aparece com nuvens em todas as regiões do estado, mas no extremo Sul gaúcho ainda pode ocorrer chuva isolada, especialmente na área de Santa Vitória do Palmar e do Chuí.
Será um dia quente para os padrões de junho com máximas ao redor ou acima de 25ºC na maioria dos municípios. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, as máximas devem ficar ao redor de 30ºC em algumas cidades.
Porto Alegre e região metropolitana vão ter uma quinta-feira de sol e nuvens, a maior parte nebulosidade alta formada por Cirrus, e o começo da manhã ameno dará lugar a uma tarde quente para os padrões de junho.
A capital deve ter máxima nesta quinta ao redor de 27ºC, mas em pontos da região metropolitana aquece mais e os termômetros podem indicar mesmo 28ºC no período da tarde, 7ºC a 8ºC acima do que é comum para junho.
Este padrão de temperaturas acima a muito acima da média no período da tarde com a presença do sol vai persistir por um longo período, de acordo com os dados do modelos.
A saída da madrugada desta quinta-feira do modelo europeu, por exemplo, somente projeta chuva para a área de Porto Alegre em torno do dia 15 de junho, ou seja, praticamente não chove nos próximos dez dias.
Os dados indicam ainda que quase todos os dias até a metade deste mês devem ter temperatura muito acima do que é normal para esta época do ano, sendo que em alguns a temperatura máxima deve ficar ao redor dos 30ºC na capital gaúcha.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.