Anúncios

Moumento do Laçador, símbolo de Porto Alegre, iluminado pelos raios de sol e sob o céu azul no final da tarde desta quinta-feira na capital gaúcha | FERNANDO OLIVEIRA

A MetSul Meteorologia prevê a continuidade do tempo firme no Rio Grande do Sul, que está sendo garantido nestes dias pela influência de um centro de alta pressão que acompanha a massa de ar frio que ingressou nesta semana com queda acentuada da temperatura.

A sexta-feira terá sol e nuvens no Rio Grande do Sul. Novamente, bancos de nevoeiro e nuvens baixas formados por inversão térmica são esperados em vários pontos do estado, especialmente no Centro e no Leste gaúcho, entre a madrugada e de manhã, dissipando-se após. Muitas nuvens altas ingressam no estado no decorrer do dia.

O amanhecer é novamente frio em todo o estado com marcas abaixo de 10ºC na grande maioria das cidades gaúchas. A área de São José dos Ausentes, nos Aparados da Serra, amanhece com -1ºC a 0ºC. As máximas à tarde ficam entre 17ºC e 20ºC na maior parte do estado.

Porto Alegre e região metropolitana vão ter uma sexta-feira de sol e nuvens. Novamente, bancos de nevoeiro e nuvens baixas entre a madrugada e de manhã, mas que depois se dissipam. Haverá muitas nuvens Cirrus (altas) no céu depois da dissipação das nuvens baixas. A capital deve ter de 8ºC a 18ºC.

No sábado, o tempo segue firme no Rio Grande do Sul. O sol predomina no estado, mas pelo terceiro dia seguido haverá a formação de nuvens baixas e nevoeiro em vários pontos entre a madrugada e de manhã, dissipando-se depois. Em pontos mais a Leste do estado, a nebulosidade pode tardar a se dissipar. Porto Alegre deve anotar entre 10ºC e 21ºC.

No domingo, mais um dia de tempo excelente. O sol segue predominando no Rio Grande do Sul, embora nuvens esparsas. Permanece a possibilidade de nuvens baixas, neblina e nevoeiro entre a madrugada e de manhã. O dia começa menos frio e a tarde será agradável com maior aquecimento. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 13ºC e 25ºC.

Os dados a mais longo prazo seguem indicando um cenário extremamente favorável para as tarefas de limpeza e o começo da reconstrução no Rio Grande do Sul, conforme as atualizações desta quinta-feira dos modelos numéricos analisados pela MetSul.

O modelo europeu (ECMWF), por exemplo, para os próximos dez dias, indica chuva muito escassa para o estado. Para Porto Alegre, o ECMWF somente projeta chuva para a segunda-feira (3) e com baixos volumes na passagem de uma frente fria com pouca atividade pelo estado.

Já o modelo norte-americano GFS tem tendência muito semelhante e indica pouca chuva no Rio Grande do Sul nos próximos 15 dias com acumulados de precipitação muito baixos e até escassos em pontos da Metade Oeste.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.