O bloqueio atmosférico que foi responsável pelo predomínio do tempo seco com muitos dias de sol desde o começo do mês, vai cair nesta semana com o avanço de uma frente fria impulsionada por uma massa de ar polar.

A chuva retorna nesta semana para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil após um longo período seco. Já nesta segunda-feira em parte do Rio Grande do Sul e na metade da semana ao Paraná. Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, o retorno da chuva se dará mais no final da semana.


O mapa mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo Icon do serviço meteorológico alemão que é rodado pela MetSul. Observa-se que a chuva pode ser volumosa em algumas áreas, o que é uma excelente notícia para o Paraná diante do grave quadro de abastecimento de água no estado e para o Mato Grosso do Sul pelos incêndios históricos no Pantanal. 

As projeções de chuva para horas, dias, semanas e meses de diversos modelos numéricos e com mapas específicos para diferentes regiões do Brasil estão disponíveis ao assinante na seção de mapas com diversas atualizações diárias.