Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

Vai ser um fim de semana de muito calor no estado de São Paulo à medida que a massa de ar quente sobre o Brasil Central se intensifica e as máximas se elevam ainda mais no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Marcas ao redor de 30ºC na tarde deste sábado e de até 34ºC ou 36ºC na tarde do domingo na capital paulista. Na segunda, máximas de 34ºC a 36ºC, não se descartando instabilidade no final do dia ou no começo da terça. Pela atuação de uma corrente de jato em baixos níveis, o vento pode soprar moderado com rajadas fortes de Oeste a Norte entre este domingo e a segunda-feira no estado de São Paulo.

O calor deve aumentar ainda mais após uma breve trégua das máximas elevadas na terça com marcas que podem atingir de 37ºC a 38ºC. No interior do estado paulista, máximas ao redor dos 40ºC neste fim de semana e superiores a 40ºC na segunda metade da semana que vem com possibilidade de marcas históricas de calor que entrarão para as estatísticas climatológicas do estado de São Paulo.

Devido ao calor muito intenso e ainda com a umidade relativa do ar muito baixa, a MetSul Meteorologia adverte que as condições de risco de fogo devem atingir níveis extremos neste fim de semana e durante a segunda metade da próxima semana no estado de São Paulo, esperando-se um elevado número de queimadas e uma piora conseqüente da qualidade do ar na capital e no interior.