O sol vai predominar no Dia dos Pais em quase todo o Brasil. Poucas áreas do país vão ter o registro de chuva no segundo domingo de agosto. A instabilidade tende a se concentrar nos extremos Sul e Norte do país. Uma grande massa de ar seco vai estar sobre o território nacional, o que vai garantir um domingo de muito sol e com grande amplitude térmica com friozinho cedo e uma tarde mais quente na maioria dos estados.

Projeção de umidade do modelo norte-americano GFS para a tarde do domingo dos Dia dos Pais mostra uma grande massa de ar seco cobrindo a maior parte do Brasil | METSUL

No Sul do Brasil, a maior parta região terá a presença do sol e temperatura agradável no começo da tarde para o churrasco do Dia dos Pais. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme será a condição predominante com sol e algumas poucas nuvens. Máximas de 21ºC a 22ºC em Curitiba e 23ºC a 24ºC em Florianópolis.

No Rio Grande do Sul, ao contrário, espera-se chuva em parte do estado. A instabilidade vai afetar mais o Oeste, o Centro e o Sul ao passo que no Norte e no Nordeste gaúcho a maioria das cidades não terá chuva. Em Porto Alegre, o dia começa com sol e nuvens e a chuva chega na segunda metade do dia, mas há possibilidade de não chover na hora do almoço com o tempo mais instável no fim do dia. Mínima de 13ºC e máxima de 22ºC a 23ºC na capital gaúcha.

No Sudeste do Brasil, sol por toda a região no Dia dos Pais. Faz frio cedo da manhã em muitas cidades, mas a tardes será agradável ou quente, conforme a localidade. Apenas áreas costeiras do Espírito Santo podem ter alguma chuva isolada. Na cidade de São Paulo, mínima de 11ºC a 12ºC, mas com máxima de 25ºC a 26ºC. Na cidade do Rio de Janeiro, mínima de 13ºC e máxima de 26ºC. Em Belo Horizonte, varia entre 12ºC e 26ºC. A umidade vai estar muito baixa à tarde na maior parte do interior paulista e de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, a atmosfera vai estar entre muito seca e extremamente seca na maior parte da região. Com isso, o dia será de muito sol e céu azul em grande número de localidades com valores de umidade relativa do ar bastante baixos, inferiores a 20% em muitas cidades. Espera-se, assim, uma grande amplitude térmica com frio na madrugada e calor durante a tarde. Campo Grande deve ter entre 15ºC e 33ºC. Em Cuiabá, mínima em torno dos 20ºC e máxima de 38ºC. Goiânia também terá uma tarde quente com até 33ºC.

No Nordeste do Brasil, o sol aparece em quase toda a região, embora a presença de nuvens em muitos locais. Pancadas de chuva atingem o Nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas. Em quase todo o território da Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte o sol predomina e não há previsão de chuva. Com a umidade baixa em muitas áreas distantes da costa, a tarde será muito quente, sobretudo no Maranhão, Piauí e interior cearense.

Na Região Norte, o sol aparece com nuvens na maioria das áreas. Chance de pancadas mais do Centro para o Norte do Amazonas, Roraima e no Leste do Pará, mas mesmo nestas áreas o sol aparece. O tempo firme predomina em Rondônia, no Amapá, na maior parte do Amapá, Rondônia e no Tocantins.