Jessica Barbareto/Arqulvo MetSul

Se você planeja passar o feriadão do Dia da Independência nas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é bom estar preparado para enfrentar uma sequência de dias chuvosos. 

Neste sábado, a instabilidade tende a ser maior entre Arroio do Sal e Quintão com períodos de chuva moderada a forte em praias como Tramandaí, Cidreira, Imbé e Capäo da Canoa. Trovoadas são prováveis. Em Torres, parte do sábado deve ter tempo firme. No domingo, à instabilidade atinge quase todo o Litoral Norte e segue o risco de chuva localmente forte com raios, o que se repete na segunda-feira.

Capäo da Canoa

Torres

Os meteogramas acima para Capão da Canoa e Torres a partir de dados do modelo canadense mostram a tendência, segundo este modelo, de chuva perto ou acima de 200 mm em diferentes pontos da região entre amanhã e quarta. 


O Litoral Norte será uma das regiões em que mais vai chover no Rio Grande do Sul neste episódio de instabilidade e ante a perspectiva de chuva volumosa e por vezes forte a torrencial, e considerando os problemas históricos de macrodrenagem nas praias, muitos alagamentos devem ser esperados nos balneários.