Temporais de granizo, em alguns pontos de médio a grande diâmetro, atingiram diversos municípios gaúchos entre o fim da tarde e o começo da noite desta terça-feira (18). Entre os municípios mais atingidos estão Nova Esperança do Sul, Selbach, São Francisco de Assis e Jaguari. 

Houve relatos de granizo ainda em alguns bairros de Porto Alegre e de cidades da área metropolitana da Capital, onde houve muitos raios com fortes trovoadas no começo da noite.

A meteorologista da MetSul Estael Sias advertia em nowcasting para o risco de temporais. Ar mais quente ingressou no Rio Grande do Sul e, com aporte de umidade, formaram-se fortes áreas de instabilidade da tarde para a noite de hoje.

O modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas, indicava um alto risco de granizo no Oeste, Centro e Norte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite desta terça-feira.

O risco de granizo isolado segue nesta noite de terça-feira do Centro para o Norte gaúcho. Preocupa um núcleo de instabilidade que avança pelo Centro gaúcho com histórico de provocar granizo.