São Paulo terá o retorno da chuva com queda de temperatura nesta semana devido à chegada de uma frente fria vinda do Sul do Brasil | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A semana que começa reserva a volta da chuva e frio para a cidade de São Paulo. Uma frente fria que neste domingo avançava pelo Rio Grande do Sul vai mudar o tempo na maior cidade do país e encerrar uma longa sequência de dias quentes e secos em começo de maio muito quente para os padrões climatológicos na capital paulista.

Na estação meteorológica do Mirante de Santana do Instituto Nacional de Meteorologia, que é usada como referência para a climatologia histórica da cidade de São Paulo, todas as tardes deste mês até este domingo foram quentes para os padrões históricos do mês de maio.

A estação acusou máximas de 27,7ºC no dia 1º; 28,4ºC no dia 2; 27,7ºC no dia 3; novamente 28,4ºC no dia 4; 29,3ºC no dia 5; 26,9ºC no dia 6; e 28,0ºC neste domingo. A temperatura máxima média histórica de maio na estação do Mirante de Santana pela série 1991-2020 é de 23,4ºC. Ou seja, a primeira semana de maio teve máxima média de 28ºC ou 4,7ºC acima da climatologia de maio.

Esta segunda-feira será o oitavo dia seguido neste mês de maio com temperatura alta na cidade de São Paulo. Será outro dia com a presença de sol e nuvens com uma tarde quente. As máximas, em geral, devem ficar entre 28ºC e 29ºC, mas podem chegar aos 30ºC em parte da cidade. A aproximação da frente fria induz quadro pré-frontal com ingresso de ar mais quente e uma elevação mais acentuada da temperatura.

Na terça, o dia será menos quente e se espera aumento de nuvens. Não se pode afastar chuva até o fim do dia. Mesmo assim, as máximas passam dos 25ºC e seguem acima do que é normal para esta época do ano pelo nono dia seguido em maio.

Já a quarta terá muitas nuvens e chuva no decorrer do dia com a atuação da frente fria. Apesar de não fazer frio, a temperatura cai acentuadamente e a tarde deve ter marcas ao redor dos 20ºC e até inferiores em alguns bairros.

No começo da quinta, a chuva pode ainda marcar presença em São Paulo, mas no decorrer do dia ainda haverá nuvens que podem trazer garoa intermitente com ocasionais aberturas. A temperatura segue amena na capital paulista.

Na sexta, o dia ainda deve ter muitas nuvens com períodos de chuva e garoa pela umidade que vem do mar com o ar frio oceânico. A temperatura se mantém amena, mas faz frio durante a noite. O dia pode amanhecer com 14ºC ou 15ºC e na madrugada do sábado pode fazer 13ºC ou 14ºC no Mirante de Santana. Em bairros da zona Sul da cidade, a temperatura declina mais.