Anúncios

Rio de Janeiro deve começar julho ainda com muitas nuvens enquanto a maior parte do Brasil terá um início de mês com a presença do sol | TÂNIA REGO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul no primeiro dia de julho que marca também o início do segundo semestre do ano que será marcado pela presença do El Niño e a intensificação do fenômeno no Pacífico com grandes reflexos no clima brasileiro.

Embora a presença do sol, cão ocorrer ainda momentos de maior cobertura de nebulosidade neste sábado e na Metade Norte gaúcha não se afasta garoa e chuva leve em alguns poucos pontos no decorrer do dia.

Julho começa sem frio intenso no Rio Grande do Sul. Cedo da manhã e novamente à noite faz frio no estado. Já a tarde deste sábado será amena com marcas agradáveis para esta época do ano com marcas ao redor de 20ºC na maioria das cidades. Chance de nevoeiro e neblina em vários pontos da Metade Leste no começo do dia.

Em Santa Catarina e no Paraná, o primeiro dia de julho terá sol e nuvens, entretanto algumas áreas devem ter momentos de maior nebulosidade. Provável formação de nevoeiro ou nuvens baixas em vários pontos de áreas mais ao Leste dos dois estados na primeira metade do dia. Em alguns poucos pontos, não se afasta garoa isolada, como no Nordeste catarinense e junto à Serra do Mar no Paraná.

O dia começa com frio nos estados catarinense e paranaense. Menores temperaturas em Santa Catarina nos Planaltos Sul e Norte, onde as mínimas serão de um dígito. No Paraná, faz mais frio no Planalto de Palmas e na região de Curitiba. A tarde é amena.

No Sudeste do Brasil, quase toda a região terá um dia de sol e tempo aberto. Maior presença de nuvens nos litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde não se descarta precipitação em alguns pontos. Maior chance de chover ou garoar no Litoral Norte paulista e na Costa Verde do Rio.

A cidade de São Paulo terá um sábado de sol e nuvens com períodos de nublado. Mínima de 13ºC a 14ºC e máxima de 23ºC a 24ºC. Pode ocorrer infiltração de umidade marítima no Sul da capital paulista. No interior do estado, tempo seco.

Na cidade do Rio de Janeiro, o primeiro dia de julho terá variação de nuvens com períodos de maior nebulosidade e tempo fechado, mas ocorrem aberturas. Não se pode afastar precipitação leve e passageira. Mínima em torno de 16ºC e máxima ao redor de 27ºC.

No Centro-Oeste, julho começa sob uma massa de ar seco que garante a presença do sol em toda a região. Faz calor à tarde principalmente no Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e no Norte de Goiás, embora a tarde seja quente em outros pontos da região.

No Nordeste, julho começa com tempo aberto e sol na maior parte da região. Pancadas de chuva isoladas se alternam com sol e nuvens na costa. Chove mais entre os litorais da Bahia e Alagoas. Na Região Norte, tempo firme em grande parte das áreas. As pancadas de origem tropical vão se dar mais ao Norte do Amazonas, Norte do Pará, Amapá e, sobretudo, em Roraima.