Anúncios

São Paulo terá mudança do tempo e chuva ao longo do fim de semana | Roberto Parizotti/Fotos Públicas

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro terão uma radical mudança do tempo com chuva, vento e queda de temperatura no final desta semana com a chegada de uma frente fria que neste momento avança pelo Sul do Brasil e começa a atuar na Região Centro-Oeste. Depois de muitos dias de sol e calor, com muita umidade e fumaça no capital paulista, a temperatura tomba e passará a apresentar valores agradáveis.

A mudança do tempo ocorre primeiro na cidade de São Paulo que na capital fluminense. Hoje, o sol ainda predomina nas duas capitais e faz calor. Ao meio-dia, a temperatura era de 29ºC no Aeroporto de Congonhas e de 34ºC no Galeão.


No final do dia, entretanto, a cidade de São Paulo já deve começar a sentir a mudança do vento que pode apresentar rajadas, marcando o ingresso de ar mais frio com queda de temperatura. Na cidade do Rio de Janeiro, a troca de massas de ar, de quente para frio, será mais sentida durante esta sexta-feira e o ar frio deve chegar com vento que pode soprar com fortes rajadas.

A chuva tende a ter baixos volumes na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias, exceção do risco de pancadas fortes isoladas e passageiras por efeito da circulação marítima e da ortografia. Em São Paulo, ao contrário, a chuva deve ter acumulados bem mais expressivos e até relativamente altos para esta época do ano que é da temporada seca e médias históricas de precipitação baixas.

Projeção de chuva para os próximos cinco dias no Sudeste do Brasil do modelo meteorológico Icon | MetSul.com

A capital paulista terá chuva e garoa nesta sexta-feira e durante o fim de semana. Há risco até de chuva por vezes moderada a forte. Dados indicam que a instabilidade prosseguiria ainda na segunda-feira e há modelos chegando a sugerir chance de precipitação mesmo na terça.

Os maiores volumes de chuva são esperados entre sábado e domingo. O modelo europeu em suas mais recentes saídas indicou entre 30 mm e 50 mm para a capital paulista, conforme a rodada.

Na cidade do Rio de Janeiro, as precipitações tendem a ocorrer mais durante o fim de semana e a segunda-feira, mas, no geral, vão se dar na forma de chuva leve a ocasionalmente moderada e garoa.

A primeira metade da próxima semana terá muitas nuvens com períodos de chuva intercalados com de melhoria em que podem ocorrer aberturas de sol.


O ar frio se sentirá na cidade de São Paulo a partir desta sexta, marcando o começo de uma sequência de dias com temperatura amena e máximas baixas para esta época do ano. Nesta sexta, no fim de semana e no início da semana que vem as máximas na capital paulista devem ficar majoritariamente entre 18ºC e 20ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Rio de Janeiro, as máximas também terão declínio nesta sexta e nos dias seguintes, mas não chegam a ser amenas como São Paulo e devem ficar entre 26ºC e 28ºC na maioria dos dias. Será, assim, mais um alívio do calor do que resfriamento na capital fluminense.

Anúncios