Anúncios

O feriado de 7 de setembro, Dia da Independência, será muito quente na maior parte do Brasil. Uma grande massa de ar seco e quente cobre a maior parte do território nacional com predomínio do sol, baixa umidade relativa do ar e temperatura muito alta durante o período da tarde.

Previsão de chuva para terça-feira no Centro-Sul do Brasil pelo modelo canadense | MetSul

No Sul do Brasil, uma frente quente traz muita chuva, raios e temporais de granizo e vento forte em diversas regiões do Rio Grande do Sul, mas no Noroeste e no Norte do estado gaúcho o sol chega a aparecer com nuvens com chuva isolada e calor com muito abafamento. Em Santa Catarina e no Paraná, a maior parte das regiões terá sol e calor. Áreas do Leste catarinense e paranaense, contudo, devem ter mais nuvens com chance de chuva em diferentes pontos. No interior catarinense, apesar do dia de sol e nuvens, há chance de chuva isolada.


No Centro-Oeste, o sol predomina na região. Tempo firme vai marcar o dia com sol e calor no Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. No Mato Grosso, o dia é de sol e nuvens, entretanto ocorrem pancadas isoladas de chuva e temporais localizados pela combinação de forte calor e umidade. A máxima em Cuiabá fica ao redor dos 40ºC. Campo Grande deve atingir máxima perto de 40ºC. O Distrito Federal deve ter entre 33ºC e 35ºC. Goiânia pode atingir 37ºC a 38ºC. Algumas cidades do Centro-Oeste terão o dia mais quente deste ano até agora.

Na Região Sudeste, a maioria esmagadora dos municípios deve ter um dia de sol e calor. Em áreas próximas da costa, entretanto, haverá mais nuvens e instabilidade. Belo Horizonte pode chegar a 30ºC ou 31ºC. Na cidade de São Paulo, entretanto, por estar mais perto da costa e da influência da umidade marítima, o dia terá mais nuvens com períodos de nublado a encoberto em que não se descarta garoa ou chuva leve, mas ocorrem aberturas de sol. Máxima em torno de 24ºC ou 25ºC. Na cidade do Rio de Janeiro, nebulosidade variável com sol e nuvens e alguns períodos de nublado em que há pequena chance de instabilidade isolada e passageira. Máxima ao redor dos 28ºC.


Em razão do ar muito seco e excepcionalmente quente cobrindo o Brasil Central, o risco de fogo será muito alto a extremo numa extensa área do país durante a terça. O feriado terá risco extremo de fogo no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, no Norte paulista, no Triângulo Mineiro e no Norte de Minas Gerais, e ainda na maior parte do interior da Região Nordeste em área que vai da Bahia ao Ceará.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Mapa de risco de fogo para a terça-feira no Brasil | ECMWF

Na Região Norte, sol e nuvens predominam com as pancadas de chuva isoladas e passageiras tradicionais em estados como Amazonas e Pará. Deve chover mais em Roraima. Já no Nordeste do Brasil, feriado de sol em quase toda a região com pancadas isoladas no Maranhão e no Piauí. Chove ainda de forma passageira em meio a horas de sol em poucos pontos da faixa costeira, especialmente da Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Anúncios