Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que fevereiro que se inicia hoje terá um elevado número de dias de calor excessivo no Rio Grande do Sul e potencialmente alguns serão os mais quentes deste verão de 2026 no estado com máximas que vão passar facilmente da casa dos 40ºC.

Calor em Porto Alegre

Rio Grande do Sul terá muitos dias de calor excessivo a extremo nas primeiras duas semana deste mês com marcas mais elevadas indicadas para o Oeste do estado | SILVIO AVILA/AFP/METSUL

Já nesta primeira semana do mês se espera que o calor seja intenso a extremo no Rio Grande do Sul com uma escalada da temperatura dia a dia que levará a máximas por de mais elevadas e que vão passar dos 40ºC.

Assim como ocorreu na última semana de janeiro, a tendência é que o calor mais intenso se concentre nesta primeira metade de fevereiro no Oeste gaúcho enquanto mais a Leste do estado, embora faça calor e em alguns dias até intenso, as máximas não devem ser tão extremas como no Oeste.

A Fronteira Oeste gaúcha e o parte do Noroeste do estado devem experimentar uma primeira semana de fevereiro escaldante com as temperaturas máximas passando dos 35ºC na maioria dos dias e superando os 40ºC em alguns.

Neste domingo (1), os termômetros já devem marcas máximas ao redor e acima de 35ºC mais a Oeste do estado. Amanhã (2), as máximas devem ser semelhantes às deste domingo na região, novamente em torno e acima de 35ºC.

O calor escala em intensidade no Oeste gaúcho a partir de terça-feira (3) com máximas à tarde em diferentes municípios de 36ºC a 39ºC. O pior, no entanto, está reservado para a segunda metade da semana.

A quarta-feira (4) deve ter máximas de 37ºC a 40ºC em muitos pontos do Oeste gaúcho com o calor excessivo se estendendo à região da Campanha. Isoladamente, as máximas podem passar dos 40ºC.

Na quinta (5) e na sexta-feira (6), o calor será extremo no Oeste do Rio Grande do Sul com máximas de 38ºC a 40ºC, mas em alguns municípios entre 40ºC e 42ºC, não se descartando marcas mesmo superiores.

Modelos numéricos, como o alemão Icon, indicam calor extremo para o Oeste do Rio Grande do Sul na quinta e na sexta-feira desta semana | METSUL

Mais a Leste do estado, onde estão Porto Alegre e o litoral, o calor nesta primeira semana de fevereiro não será extremo no Oeste. As tardes na maioria dos dias terão máximas de 31ºC a 33ºC na Grande Porto Alegre.

O calor ganha força na região metropolitana a partir do meio da semana. Na sexta, dia que pode ser o mais quente desta semana na região metropolitana, os termômetros podem marcar entre 37ºC e 38ºC na maioria das cidades. Também nos vales a sexta será tórrida com máximas de até 37ºC a 39ºC.

Segunda semana do mês terá mais calor

Os modelos matemáticos de previsão do tempo indicam que no próximo fim de semana uma frente fria deve alcançar o Rio Grande do Sul com chance de chuva no sábado (7) e no domingo (7), interrompendo a sequência de dias escaldantes.

Ocorre que os mesmos dados apontam que a quebra na sequência de dias quentes seria bastante breve e que rapidamente ar quente retornaria ao território gaúcho e com grande intensidade.

Por isso, com base nos dados de hoje, a tendência é de nova escalada da temperatura na segunda semana de fevereiro com tardes de temperatura excessivamente elevada no Rio Grande do Sul e alguns dias tórridos em que as máximas podem ficar perto e acima dos 40ºC.

Calor extremo chega ao Sudeste do Brasil?

Não, a tendência é que o calor intenso frequente se concentre mais no Rio Grande do Sul, embora temperaturas elevadas a muito altas sejam previstas também para o Oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em São Paulo, a chuva deve ser frequente com pancadas e temporais de verão diários, o que afasta a possibilidade de instalação de um período quente e frustra maior elevação da temperatura.

No Rio de Janeiro, este começo de fevereiro deve ser quente com tardes de forte a intenso calor até quarta (4) ou quinta-feira (5), entretanto a partir da segunda metade desta semana a instabilidade aumenta e haverá maior nebulosidade com chuva mais frequente, inibindo elevação acentuada da temperatura.

Anúncios