Prepare-se para uma nova guinada na temperatura. Depois de um começo de semana com calor muito intenso até acima de 40ºC e do refresco até com frio agora no meio da semana, o calor vai retornar e com força nos próximos dias, alerta a MetSul Meteorologia.

METSUL
No último fim de semana, o calor foi intenso no estado com máximas que atingiram marcas perto de 40ºC em diversas regiões e acima de 38ºC, mas uma frente fria com fortes temporais e vendavais na segunda-feira (15) derrubou a temperatura.
A massa de ar mais frio que se seguiu à frente fria proporcionou uma terça-feira (16) com temperatura agradável e trouxe frio no começo desta quarta (17) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Em Santa Catarina, onde os campos amanheceram brancos pela geada em São Joaquim, as mínimas desta quarta foram de 1,5ºC em Urupema; 1,9ºC em Painel; 3,6ºC em São Joaquim; 4,2ºC em Bom Jardim da Serra; e 4,3ºC em Urubici.
As menores temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul nesta quarta foram de 3,1ºC em São José dos Ausentes; 4,6ºC em Soledade; 4,8ºC em Cambará do Sul; 5,1ºC em Capão Bonito do Sul; 5,4ºC em Monte Alegre dos Campos; 5,5ºC em Pinheiro Machado; 5,6ºC em Vacaria; 5,8ºC em Bom Jesus; 6,1ºC em Herval; 6,3ºC em André da Rocha; e 6,7ºC em São Francisco de Paula.
Como é comum nesta época do ano, as incursões de ar frio têm influência por muito pouco tempo e logo aquece, exatamente o que se prevê para os próximos dias com uma forte elevação da temperatura.
Com isso, a semana que começou escaldante e depois teve até frio fora de época vai acabar como começou: com temperaturas muito altas e tardes escaldantes.
Nesta quarta, a tarde é ainda agradável à tarde com máximas inferiores a 30ºC em quase todo o Rio Grande do Sul, mas a partir desta quinta (18) aquece muito e a tarde deve ter máximas de 31ºC a 33ºC no Oeste e no Noroeste gaúcho com registros até de 33ºC a 35ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre e região metropolitana, máximas de 31ºC a 33ºC.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média histórica) do modelo meteorológico alemão Icon da manhã desta quarta-feira (17) | METSUL

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média histórica) do modelo meteorológico alemão Icon para a noite de sábado (20) | METSUL
Na sexta (19), o calor vai ganhar ainda mais força. Grande parte do Rio Grande do Sul, com exceção de pontos da costa e das áreas de altitude, deve ter máximas à tarde entre 32ºC e 35ºC. Mais a Oeste, haverá localidades com 36ºC a 38ºC. Em Porto Alegre, a tarde da sexta pode anotar 34ºC a 35ºC com até 36ºC ou mais em alguns locais da região metropolitana.
O calor não dará trégua no sábado (20). A previsão da MetSul Meteorologia aponta que a tarde será escaldante com máximas de 30ºC a 35ºC em quase todas as cidades do estado, até na Serra e parte do litoral. No Oeste, Noroeste, Campanha, Centro e Vales haverá cidades com 35ºC a 38ºC e alguns pontos podem anotar até mais. Porto Alegre deve ter ao redor de 34ºC, mas na Grande Porto Alegre pode fazer até 36ºC.
O domingo será outro dia muito quente com máximas de 32ºC a 35ºC na maior parte do Rio Grande do Sul. Os vales, em especial, podem ser muito quentes com até 36ºC a 38ºC. Porto Alegre deve ter em torno de 34ºC à tarde com 35ºC a 36ºC em algumas cidades da região metropolitana. Em parte do interior, chuva e temporais isolados de verão à tarde podem impedir maior aquecimento.
