Prepare-se para radical mudança da temperatura nas próximas horas com a chegada de uma frente fria que vai provocar um declínio bastante acentuado das marcas nos termômetros, adverte a MetSul.
O sistema frontal já derrubou a temperatura em áreas próximas da fronteira com o Uruguai e estabeleceu um enorme contraste térmico entre cidades do Oeste e do Sul gaúcho, onde a frente já chegou, com o restante do estado que está ainda sob o ar quente pré-frontal.
Ao meio-dia desta sexta, os termômetros no Oeste e no Sul gaúcho marcavam somente 17ºC em Pinheiro Machado e Pedras Altas, 19ºC em Dom Pedrito, Livramento e Quaraí; 20ºC em Uruguaiana, Barra do Quaraí; e 21ºC em Pedro Osório e Piratini; 22ºC em São Gabriel, Rosário do Sul e Rio Grande.
Já no restante do estado ainda fazia calor com marcas ao meio-dia de 34ºC em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Porto Xavier; 33ºC em Riozinho, Estrela, Viamão, Osório, Maquiné, Bom Princípio, Montenegro, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, e 32ºC em Porto Alegre, Candelária, Tupanciretã, Taquara e Novo Hamburgo.
Nesta tarde, ainda faz muito calor com máximas de 33ºC a 35ºC e isoladamente maiores no Noroeste, Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte, precedendo a mudança do tempo.
O mapa abaixo mostra a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média desta época do ano) a partir de dados do modelo Icon em que se observa o grande contraste térmico no Rio Grande do Sul.

METSUL
Até o fim do dia, com o avanço da frente fria, a temperatura despenca na tarde e noite de hoje em outras regiões gaúchas, mas ainda não em todo o estado. Em locais mais ao Norte e ao Noroeste gaúcho, a queda da temperatura será mais sentida no começo do sábado, embora não substancial.
O sábado, aliás, vai ter temperatura amena a agradável para esta época do ano em grande parte do Rio Grande do Sul, exceção de pontos mais ao Noroeste e ao Norte do estado, onde aquece mais.
Na Campanha, Sul e o Leste gaúcho, a tarde de sábado deve ter máximas de 22ºC a 25ºC na maioria das cidades. Na Serra e Aparados, as máximas neste sábado não devem passar de 18ºC ou 19ºC em diversos municípios. Nos Aparados, alguns pontos podem ter apenas 15ºC no meio da tarde amanhã, o que é uma temperatura baixa para o fim de novembro.
Em Porto Alegre, onde a tarde de hoje de muito calor terá marcas de 33ºC a 34ºC, a tarde de sábado será bastante confortável para os padrões desta época do ano com apenas 22ºC a 23ºC, cerca de 10ºC inferior à tarde desta sexta.
A MetSul reitera o risco de rajadas de vento forte na troca de massas de ar, da quente para a fria. Em vários locais, inicialmente, a virada será seca com rotação do vento para Sul com queda de temperatura, e apenas depois chove. Em parte do Rio Grande do Sul, sequer deve chover.
