A MetSul Meteorologia alerta que as duas próximas semanas no Centro-Sul do Brasil devem apresentar padrão atmosférico radicalmente distinto com o frio intenso dando lugar a um período de temperaturas acima a muito acima da média com dias de calor, em alguns intenso.
Centro-Sul do Brasil sairá de um padrão de frio e temperatura abaixo da média para calor com temperatura acima da média na semana que vem | METSUL
Estas variações entre dias de muito frio e calor até intenso são bastante comuns durante o mês de agosto, tradicionalmente marcado por extremos de temperatura em estados do Centro-Sul do país com períodos de frio congelante e outros de calor que recordam até o verão.
Normalmente, na maioria dos anos, a segunda metade do mês de agosto costuma ter dias de temperatura muito alta no Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do país. Já houve anos em que as máximas chegaram a ficar em alguns dias até 15ºC acima do que é comum nesta época do ano.
Em agosto de 2021, no dia 19, a temperatura chegou a 37,5ºC no Rio Grande do Sul em um dia de calor histórico no estado para agosto. Quase todas as cidades superaram 30ºC e muitas passaram dos 35ºC. Em Campo Bom, a máxima de 36,1ºC foi a mais alta para agosto desde o começo das medições em 1984. Porto Alegre, que possui dados desde o ano de 1910, teve uma das cinco tardes mais quentes de agosto em toda a sua série.
Mas, neste momento, o que prevalece é uma forte massa de ar frio com temperatura muito baixa e bastante inferior à climatologia histórica em vários estados do Centro-Sul do Brasil.
Neste domingo, por exemplo, sete estados começaram o dia com temperatura abaixo de zero: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. A menor marca se deu no Sul de Minas com mais de 7ºC negativos.
As mínimas estaduais foram de -3,2ºC em Pinheiro Machado (Rio Grande do Sul); -3,1ºC em Lebon Regis (Santa Catarina); -1,5ºC em Porto Amazonas (Paraná); -0,7ºC em Rio Brilhante (Mato Grosso do Sul); -7,3ºC em Delfim Moreira (Minas Gerais); -1,7ºC em Campos do Jordão (São Paulo); e -3,2ºC no Parque Nacional de Itatiaia (Rio de Janeiro).
O frio intenso deste domingo ocorre na sequência de um sábado gelado no Sul do país que teve neve nas maiores elevações. Nevou em Santa Catarina em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema. No Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes e em Cambará do Sul.
A neve decorreu da interação entre a circulação de umidade de uma área de baixa pressão que está no Atlântico, a Leste do Sul do Brasil, e a massa de ar polar de trajetória continental que avançava pelo interior do continente.
JÉSSICA PADILHA
A neve chegou a acumular no município gaúcho de São José dos Ausentes, onde durante a manhã de ontem a paisagem ficou branca. Foi o segundo episódio de neve neste ano com acumulação na cidade, o que não é comum de ocorrer.
Nova massa de ar frio no meio da semana
O frio se que se faz sentir está longe de terminar no Sul do Brasil. Isso porque uma nova massa de ar frio vai alcançar a região no meio da semana e vai prolongar o período de temperaturas baixas.
A nova incursão de ar frio terá duas diferenças importantes em relação a deste fim de semana. A massa de ar frio terá trajetória marítima enquanto a atual é continental por ter avançado pelo interior do continente. Além disso, será menos potente que a atual.
Massa de ar frio continental deste fim de semana | METSUL
Massa de ar frio marítima do meio da semana | METSUL
Mesmo mais fraca, a nova incursão de ar frio trará mais madrugadas fria e com marcas negativas no Sul do país. Ou seja, as temperaturas seguirão caindo abaixo de zero agora no começo da semana pela atual massa de ar frio e seguirão negativas na segunda metade da semana pela influência da nova incursão de ar frio de trajetória marítima.
Próxima semana terá forte aquecimento e calor
Se esta semana que começa será ainda fria, os dados de modelos meteorológicos com que a MetSul Meteorologia trabalha indicam um cenário de forte aquecimento para a semana que vem com ingresso de ar quente no Sul e no Sudeste do Brasil a partir do Centro-Oeste.
Ar quente vai cobrir o Centro-Sul do Brasil na próxima semana | METSUL
Assim, os dias quentes que historicamente ocorrem na segunda metade de agosto no Sul do Brasil não devem falhar neste ano e algumas ou várias tardes da próxima semana podem ter calor em estados do Sul, incluindo o Rio Grande do Sul.
A temperatura deve subir bastante na semana que vem também no Sudeste. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ter máximas ao redor e acima dos 30ºC. No interior de São Paulo, o calor aumentará bastante com máximas em várias cidades perto e em torno de 35ºC com marcas superiores.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.