Anúncios

Prepare-se para dois dias como não se tem desde o último inverno no Rio Grande do Sul. Muita chuva, vento forte a intenso com ciclone e frio rigoroso devem ser enfrentados por mais de dez milhões de gaúchos nesta quarta e na quinta-feira, conforme alerta a MetSul Meteorologia.

Foto mostra Porto Alegre em dia de chuva, vento e frio

Chuva, vento e frio na previsão para esta quarta e a quinta | PEDRO PIEGAS/PMPA

Frente fria chegou ao Rio Grande do Sul nesta terça com chuva em todas as regiões e com elevados volumes em cidades do Oeste e do Centro gaúcho, o que causou alagamentos, inundações e a subida de rios.

Os volumes só de hoje até o fim da tarde somavam em estações 127 mm em São Borja, 88 mm em Jaguari, 87 mm em Maçambará, 83 mm em Uruguaiana, 79 mm em São Francisco de Assis, 78 mm em Tupanciretã, 77 mm em Itaqui, 75 mm em Alegrete, 72 mm em Porto Xavier e 70 mm em Bossoroca e São Luiz Gonzaga.

A MetSul Meteorologia reitera que o período mais crítico de instabilidade pela soma de chuva e vento deve se dar nesta quarta e na quinta, especialmente pela atuação de uma área de baixa pressão que se converterá em ciclone na costa.

Frente fria persiste sobre o estado e tem a instabilidade reforçada por um centro de baixa pressão que vai se aprofundar junto ao litoral na segunda metade do dia. Chove em todas as regiões. Há risco de chuva localmente forte e volumosa.

Uma grande massa de ar frio toma conta do estado no decorrer do dia com queda acentuada da temperatura. Por isso, as máximas ocorrem na madrugada desta quarta e as mínimas no final do dia. A tarde será fria com marcas abaixo de 10ºC em pontos da Metade Sul.

O ar frio ingressa com vento moderado a forte, trazendo baixa sensação térmica durante a segunda metade do dia. Com a baixa pressão em aprofundamento e rente à costa, o vento soprará por vezes forte a muito forte na segunda metade do dia no Sul, sobretudo no Litoral Sul.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quarta. Este e outros modelos com projeções de chuva podem ser consultados em nossa seção de mapas (basta clicar aqui para ter acesso).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

A quinta é o dia que consideramos de maior perigo com ciclone atuando rente à costa. Vai ventar muito no Sul e no Leste do estado e chover localmente forte a intensamente em alguns pontos, especialmente na madrugada e de manhã, embora rajadas sigam da tarde para a noite com maiores intervalos.

São esperadas rajadas em média de 60 km/h a 80 km/h, mas em alguns pontos de 80 km/h a 100 km/h. Há dados indicando até 110 km/h a 130 k/h na Lagoa dos Patos e pontos da costa. Em Porto Alegre, 60 km/h a 80 km/h com rajadas superiores em alguns locais pela topografia. O pior do vento é esperado na Lagoa dos Patos e na faixa costeira de São José dos Norte até o Litoral Norte.

Há risco no Sul e no Leste gaúcho de queda de árvores, destelhamentos, colapso de estruturas, quedas de postes e falta de luz para um número muito elevado de pessoas na área de concessão da CEEE, que compreende o Leste gaúcho.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.