Anúncios

Prepare-se para uma radical mudança de temperatura neste fim de semana no Sul do Brasil e em parte da Região Sudeste com o avanço de uma massa de ar frio a partir da Argentina e do Uruguai que vai chegar ao território brasileiro.

Mapas de temperatura

METSUL

Depois de uma virada de ano com temperatura alta, a temperatura vai ter uma queda bastante acentuada com marcas abaixo do que é normal na climatologia histórica do mês de janeiro.

A massa de ar frio está na sexta-feira (2) na costa da Patagônia e começa a se deslocar pela província de Buenos Aires, sendo impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul que não oferece risco maior ao Brasil.

Por isso, o tempo segue ainda quente nesta sexta-feira no Sul do Brasil. Grande parte do Rio Grande do Sul já estava com calor acima de 30ºC no final da manhã desta sexta e o tempo segue quente nas próximas horas.

A tarde desta sexta-feira será de forte calor em diversas cidades gaúchas e intenso no Oeste, onde as máximas passam de 35ºC em alguns pontos, como nas regiões de Uruguaiana, Itaqui e Alegrete.

O grande refresco chega no decorrer deste sábado (3) ao Rio Grande do Sul, quando a massa de ar frio começa a ingressar no estado com queda de temperatura. Em Santa Catarina e no Paraná, o resfriamento será mais sentido a partir do domingo (4) na maior parte das cidades.

Esta incursão de ar frio é forte para esta época do ano, mas, em se tratando do auge do verão, ninguém deve esperar temperaturas baixas durante o dia. Os efeitos serão mais sentidos à noite no Sul no começo da semana com marcas agradáveis e moderação do calor durante o dia, conforme a localidade.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o efeito será muito maior nas máximas com tardes de temperatura mais baixa.  A tarde da segunda-feira, em especial, será de temperatura amena e muito abaixo do normal para esta época na capital paulista.

Mapa de anonalia (desvio da média) de temperatura do modelo alemão Icon para a madrugada desta sexta-feira (2) | METSUL

Mapa de anonalia (desvio da média) de temperatura do modelo alemão Icon para a madrugada de segunda-feira (5) | METSUL

A queda da temperatura no Rio Grande do Sul será sentida já a partir deste sábado com marcas agradáveis durante o dia no Sul gaúcho e que vão se estender até o fim do dia para pontos do Leste do estado. No Noroeste do estado, ainda vai fazer forte calor. Na Serra e nos Aparados, haverá pontos com 12ºC no final do sábado.

Em Porto Alegre, o sábado ainda pode ter marcas de 27ºC ou 28ºC antes da chegada do ar mais frio. À noite, temperatura ao redor de 19ºC ou 20ºC. No domingo, no entanto, mesmo com bastante sol, a temperatura à tarde deve ficar em torno de 26ºC, logo 5ºC abaixo do que é normal para esta época do ano.

Temperatura baixa à noite no começo da semana

Como consequência da incursão de ar frio, as madrugadas mais frias serão as do domingo e segunda-feira, embora ainda faça frio em baixadas de locais de altitude na terça.

As menores mínimas são previstas para a segunda com 10ºC a 15ºC na maior parte do Rio Grande do Sul, 7ºC a 10ºC no Sul do estado e Serra do Sudeste, 12ºC a 14ºC na Grande Porto Alegre, 15ºC em Porto Alegre, e até 3ºC a 5ºC em baixadas dos Aparados da Serra.

Alerta de vento forte a muito forte

O ingresso de massas de ar frio nesta época do ano costuma vir acompanhado de vento. É o que se espera na chegada do ar frio no sábado com possibilidade de rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 80 km/h no Sul e no Leste do território gaúcho. Isoladamente, devem ocorrer rajadas até mais fortes.

Em Porto Alegre, há possibilidade de rajadas de vento fortes a muito fortes quando da chegada do ar mais frio neste sábado. No Sul da cidade, podem ocorrer rajadas de 70 km/h a 80 km/h de até mais fortes às margens do Guaíba. O risco maior de vento é entre o meio e o final da manhã e o meio da tarde.

No Litoral Norte, as rajadas devem ficar em média entre 60 km/h e 70 km/h, mas podem ser superiores em alguns pontos. No Litoral Sul gaúcho, o vento pode ser mais forte com rajadas de 70 km/h a 80 km/h, porém isoladamente superiores.

Projeção de vento do modelo europeu para a manhã de sábado (3) | METSUL

Projeção de vento do modelo europeu para a tarde de sábado (3) | METSUL

Projeção de vento do modelo europeu para a noite de sábado (3) | METSUL

O vento forte neste sábado pode provocar alguns transtornos, especialmente na rede elétrica com pontos com falta de luz em diferentes localidades do Sul, área de entorno da Lagoa dos Patos, Porto Alegre, Sul da região metropolitana e o litoral.

O avanço do ar frio para Norte pela costa pode trazer rajadas de vento ainda da tarde para a noite deste sábado no litoral de Santa Catarina, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores, e também na costa do Paraná.  O vento deve atingir ainda o litoral de São Paulo, especialmente praias mais ao Sul.

Anúncios