Anúncios

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu ontem um alerta de risco de cheia do Guaíba com alagamentos em zonas ribeirinhas, válido até o meio da manhã da segunda-feira.

Foto mostra o Guaíba no Cais Mauá

JOEL VARGAS/PMPA/ARQUIVO

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), “há possibilidade de elevação do Lago Guaíba, com risco de alagamentos no Arquipélago (ilhas) e em áreas ribeirinhas dos bairros Ipanema e Guarujá”.

Há risco mesmo de cheia do Guaíba até segunda-feira? Conforme a avaliação da MetSul Meteorologia, a resposta é não com base nas condições dos níveis dos rios e o cenário meteorológico.

Na manhã deste sábado, de acordo com leituras das réguas eletrônicas, o Guaíba estava com 1,65 metro no Cais C6 (Rodoviária) e 1,69 metro no Cais Central da Avenida Mauá. No bairro Navegantes, entre as pontes velha e nova, o nível medido era de 1,75 metro.

Embora acima da média desta época do ano, consequência da chuva ocorrida durante a semana, os níveis atuais em nada sugerem uma cheia iminente, nas próximas 36 a 48 horas.

Os níveis atuais estão cerca de meio metro abaixo da cota em que começam a ocorrer os primeiros alagamentos nas ilhas de Porto Alegre e os rios contribuintes do Guaíba não apresentam cheia, ou seja, não se consegue enxergar como o Guaíba possa subir tanto (meio metro) até o começo da segunda, sem grande vazão e sem vento Sul forte, de forma a atingir valores que causem alagamentos nas ilhas.

O aviso da Municipalidade informa ainda a possibilidade de alagamentos por cheia do Guaíba no bairro Guarujá, na zona Sul de Porto Alegre, mas tampouco enxergamos tal risco.

Isso porque alagamentos no bairro Guarujá exigem o Guaíba muito alto, o que de forma alguma será observado até o começo da segunda, e ainda forte vento do quadrante Sul, o que igualmente não vai ocorrer com previsão de vento Leste a Nordeste predominando até a segunda-feira.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.