Anúncios

Massa de ar extremamente quente cobre Portugal | ROSINARA FERREIRA

Portugal registrou nesta quinta-feira a maior temperatura da sua história para o mês de abril. Dados preliminares, por serem confirmados pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera, indicam que a máxima de hoje em Castro Verde chegou a 36,5ºC, o que supera o recorde nacional prévio de 36,3ºC, alcançado em Santarém em abril de 1997.

Uma onda (vaga) de calor extraordinária para esta época do ano assola a península ibérica e o Norte da África. Embora seja abril, as marcas nos termômetros são mais típicas nestes dias em Portugal e na Espanha no mês de julho, no auge do verão. O calor é extremo para abril também no Marrocos, no outro lado do Mediterrâneo.

A onda de calor ocorre numa primavera excepcionalmente quente e seca na Espanha, especialmente na Catalunha (Nordeste), que enfrenta sua pior seca em décadas, onde as autoridades já emitiram ordens para reduzir o uso de água.

Com a falta de chuvas, os reservatórios – que armazenam a água da chuva para uso nos meses mais secos – estão com apenas um quarto de sua capacidade na região, segundo as autoridades locais. Muitos agricultores tiveram que desistir do plantio nas últimas semanas.

“Estamos num momento difícil do ponto de vista hidrológico”, sobretudo porque os lençóis freáticos se esgotaram nos últimos anos devido a uma crônica falta de chuvas, como reconheceu na semana passada o ministro da Agricultura, Luis Planas. Com a temperatura muito alta e o tempo seco em meio a uma forte estiagem, há temores de incêndios florestais.

O calor fora do normal para abril é resultado da incursão de uma massa de ar extremamente quente que avançou a partir do deserto do Saara, no Norte africano. Uma área de baixa pressão no Atlântico Norte, pela sua circulação anti-horária, acaba gerando correntes de vento que se deslocam do deserto para a península ibérica.

A previsão é que as temperaturas se aproximem de 40ºC em partes do Sul da Espanha, o que não tem precedentes no mês de abril. O recorde nacional de calor para abril, assim como se deu em Portugal, também balança na Espanha.

De acordo com o historiador do clima Max Herrera, ”a Europa está tendo seu dia de abril mais quente já registrado”. Segundo ele, p Aeroporto de Córdoba, na Espanha, já atingiu 38,7ºC na tarde desta quinta e a temperatura ainda subia, batendo os 38,6ºC em Elche de abril de 2011 e a caminho dos 39ºC que são o recorde semi-oficial da rede espanhola Ceamet.

Mesmo antes do seu pico no final desta semana, o ar quente já derrubou recordes. O Estreito de Gibraltar teve máxima 29,2ºC, superando o recorde anterior em mais de 3ºC na terça. Na sequência, outros muitos recordes caíram na Espanha na quarta, marcas que serão superadas por margens ainda maiores agora no final desta semana.