Anúncios

Para a história. O que sentimos na pele, a estatística histórica comprova. Janeiro, que ontem terminou, foi quente demais. Levantamento da MetSul Meteorologia e do Oitavo Distrito de Meteorologia aponta que Porto Alegre teve o janeiro mais quente desde que se iniciaram as medições regulares na cidade em 1910, logo o janeiro mais escaldante em 109 anos.

A temperatura média compensada, que inclui as mínimas e as máximas, e é a usada para definir se um mês é mais quente ou frio, foi até o dia 30 de 26,9ºC. Como os dados da temperatura medida à noite são usados no cálculo, somente hoje vai se ter a média final do mês oficial na Capital, que pode ter subido a 27ºC pelo calor de ontem. Agora, a conclusão não mudará.



Foi o janeiro mais quente da série histórica, batendo os meses de janeiro de 2014 (26,6ºC), 2011 (26,2ºC), e 1953 e 1984 (26,0ºC). Três dos janeiros mais quentes, portanto, nessa década. Também a cidade do Rio de Janeiro teve seu janeiro mais quente em um século de dados, desde que as medições tiveram início em 1927. A cidade de São Paulo teve o segundo janeiro mais quente desde o começo das medições no Mirante de Santana em 1943.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios